Como realizar uma Redação do Enem em 2020 – Aprenda aqui

Perto da expectativa de elaborar a temida redação, as 180 questões objetivas das provas do Enem parecem brincadeiras de criança. Boa parte dos estudantes sente dificuldade em organizar seus pensamentos e escrevê-los, ainda mais sabendo que existe um relógio que conta minutos para o fim da prova. Sabendo um pouco mais sobre a redação é possível aprender a driblar certas dificuldades, marcando uma boa pontuação no final.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre cobra de seus candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. Esse gênero é composto por uma exposição linear e lógica de ideias, que levam a um ponto que propõe uma resolução do problema inicial, sempre em prosa.

As redações do Enem devem ter de 8 a 30 linhas, um número que pode assustar algumas pessoas. Calma, é mais simples do que parece. É possível escrever 30 linhas tranquilamente, sem “encher linguiça”, dentro do tema proposto e ainda ter um resultado positivo. Quer saber como? Continue lendo!

Dicas

Escrever é como qualquer outra atividade. Não se aprende a andar de bicicleta sem levar alguns tombos, por isso é necessário praticar ao máximo. Vários sites, como o Brasil Escola, dispõe todos os meses temas para elaboração de redações, que são corrigidas e comentadas. É muito interessante estar atento e participar desses grupos, sempre melhorando a sua redação para o Enem.

No dia da prova leia atentamente a coletânea. Ela, com a sua bagagem de conhecimentos, é a chave para realizar um bom texto. A coletânea da redação do Enem pode conter textos, poesias, gravuras, tirinhas e uma série de informações que você poderá adaptar ao seu texto. Veja bem: adaptar, e não copiar. Lembrando que não importa se a coletânea tem, por exemplo, uma poesia, o seu texto sempre deverá ser feito em prosa.

redação do Enem tem como proposta avaliar a sua capacidade de gerar pensamentos a partir de informações que estão ao seu redor, por isso os temas das redações do Enem são sempre em níveis nacionais. Um problema regional, que engloba apenas um Estado ou cidade, dificilmente será cotado como tema de redação.

Antes de começar a escrever, tente organizar as suas ideias no rascunho. Não se preocupe, nenhuma das anotações feitas no rascunho de redação do Enem serão utilizadas para computar a sua nota final. Ele foi feito para evitar erros na folha de prova.

Não é necessário colocar um título na redação do Enem, porém se o fizer não perderá pontos. O problema é que é proibido ultrapassar o tamanho máximo de 30 linhas, e colocando um título você perde duas delas (uma para o título e outra de espaçamento para iniciar o corpo do texto).

Fique atento à forma padrão da língua portuguesa. Gírias, a não ser que estejam dentro do contexto do tema da redação do Enem, não são bem-vindas. Cuidado também com o “internetês”. “Vc”, “tbm” ou “eh” ainda não fazem parte do dicionário de língua portuguesa. Procure também escrever atentamente para evitar erros e rasuras, que podem te desqualificar.

PSG – Programa SENAC de Gratuidade

Tente escrever de maneira clara, tanto no conteúdo quanto na letra. Os corretores terão que corrigir centenas de provas, lembre-se que uma grafia legível é mais que bem-vinda: é recomendada. Além disso, o conteúdo do seu texto deve ser claro, não é preciso “escrever difícil” para ter uma das melhores redações do Enem. O que tem real valor são suas ideias e como você as coloca.

Alguns dos itens que te fazem ter a redação do Enem anulada são: fugir do tema, não escrever no gênero dissertativo-argumentativo em prosa, não escrever mais que 7 linhas, utilizar palavrões, desenhar ou assinar a folha de prova e não propor uma solução para o problema.

As correções são feitas por duas pessoas, sempre. Essas não tem contato algum e, caso a diferença de notas de cada um ultrapasse 300 pontos, é chamado um terceiro corretor e a sua nota será a final. Quanto vale a redação do Enem? De 0 a 1.000 pontos.

Não são permitidos recursos na redação do Enem. A partir de 2012 pretende-se permitir aos alunos que vejam as correções de suas provas, porém é apenas uma medida de visualização, não de reclamação.

Viu como não é tão difícil conseguir uma ótima nota na redação do Enem?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FGTS

X