O que é o Enem?

Todo mundo teme a escolha da primeira faculdade. Não é sempre fácil escolher o curso dentre tantas opções disponíveis pelo país, ainda mais com a pressão de entrar em uma universidade de qualidade. É uma decisão que tem que surgir a partir de muita reflexão, pois é o início de uma “vida adulta”. E se existisse uma prova que te ajudasse a avaliar os conhecimentos do ensino médio? Uma prova sem “decorebas”, mais prática e acessível a todos? É claro que existe! O Enem! Mas…

O que é mesmo o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação, e desde então vem crescendo em número de inscritos e influência nos processos seletivos por todo o país. Para você ter uma breve noção, na sua primeira edição foram inscritos cerca de 157 mil candidatos, já em 2011, na sua 13ª edição, o exame registrou mais de 6 milhões de inscrições (um número quase 40 vezes superior).

Em 2009 o exame teve uma série de mudanças. A partir de então as provas são feitas em dois dias, com 180 questões objetivas e uma redação, sempre com um conceito muito forte de transdisciplinaridade. O que diferencia as provas do Enem é a tentativa de retirar aquelas questões que exigem nada mais do que uma boa memória, o aluno deve pensar e raciocinar antes de responder às perguntas.

Outro ponto positivo do Enem é que ele acontece em todo o território nacional. Não é necessário viajar por vários quilômetros para realizar as provas, elas provavelmente acontecerão na sua cidade (ou na sua cidade vizinha). Hoje mais de 600 Instituições de Ensino Superior pelo Brasil utilizam os resultados do exame como complementação de seus processos seletivos, sendo que algumas até substituem o vestibular pelo Enem.

A nota obtida no exame também é utilizada para a qualificação de bolsas em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni distribui bolsas integrais ou parciais de 50%, um benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Neste ano o Programa distribuiu mais de 90 mil bolsas.

Para os maiores de 18 anos, também é possível receber um Certificado de Conclusão de Ensino Médio pelo Enem. As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Ensino, responsáveis pela emissão dos certificados, determinam todos os anos uma pontuação mínima para conseguir o diploma de ensino médio.

Entendeu agora o que é o Enem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *