SENAC Rio PSG – Programa SENAC de Gratuidade

A fim de viabilizar a inclusão das pessoas de baixa renda nos cursos de nível livre e técnico, o SENAC Rio instituiu – desde o ano de 2009 – o Programa SENAC de Gratuidade, conhecido popularmente como PSG. A característica principal do programa é oferecer os cursos de forma totalmente gratuita, sem custos adicionais para o aluno.

A oferta de vagas e cursos varia de unidade para unidade, e de cidade para cidade. A divulgação de tais informações fica à cargo da unidade SENAC de cada estado, sendo esta responsável também pelos processos seletivos e de matrícula.

 

SENAC Rio PSG – Quem e Como Participar

No SENAC Rio, o Programa SENAC de Gratuidade mantém a oferta de bolsas de estudo, de forma periódica. Para acompanha-las, basta acessar o site da instituição, através do endereço rj.senac.br.

Para participar do processo, os candidatos devem possuir renda mensal familiar inferior à dois salários mínimos, tendo como base o salário mínimo federal. Além disse, deve ter concluído, ao menos, o ensino básico (5ª série do ensino fundamental).

Para efeito de prioridade, serão beneficiados alunos que estejam estudando (em período diferente do curso escolhido no PSG) e trabalhando.

Senac-rio

Inscrição SENAC Rio PSG (Cursos Gratuitos)

Para realizar a inscrição no Processo Seletivo do PSG, acesse psg.rj.senac.br/app/EscolherCursoV2.aspx, para iniciar o preenchimento do formulário. Confira o passo a passo de como realizar a inscrição:

  •  Escolha a unidade desejada e o curso, depois cliquem em “Consultar”;
  •  O sistema informará as turmas disponíveis, datas de início e término do curso, horários e a quantidade de vagas oferecidas ao PSG. Escolha a turma, insira o número do CPF e clique em “Continuar”;
  •  Leia o Termo de Privacidade – onde constam todas as regras do Processo Seletivo – e dê o aceite;
  •  Insira os dados pessoais, bem como endereço e principalmente os detalhes sobre a renda mensal da família;
  •  Após inserir todos os dados, o formulário será enviado e analisado, previamente, pela equipe de seleção do PSG. Serão utilizados com critério de seleção os valores atingidos no índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas pelo curso e os documentos comprobatórios, apresentados no ato da matrícula;
  •  Uma vez que os resultados do processo sejam divulgados, os alunos deverão iniciar o procedimento de matrícula, com base no calendário disponibilizado no site oficial.
  • Leia também:
  • Cursos gratuitos EAD SENAI inscrição abertas
  • Cursos gratuitos senai blumenau
  • Curso SENAC de Inglês

Com a matrícula efetuada, basta iniciar os estudos no SENAC Rio, de forma gratuita! Vale salientar que os alunos que não frequentarem as aulas, após a matrículas, estão sujeitos à desclassificação e suspensão da participação no programa.