SISU 2021 COMO FUNCIONA + ESTRATÉGIAS

O Sisu 2021 reúne vagas de universidades públicas e institutos de ensino superiores federais de todo o país. O objetivo é facilitar o ingresso de estudantes na educação de nível superior. Os candidatos que irão concorrer a uma vaga ofertada pelo SISU  


 

Como funciona o SISU ?

Somente os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2020 e não tiraram zero na prova de redação, podem se inscrever no Sisu 2021. Os estudantes poderão escolher até duas opções de vagas com a nota do Enem 2020 e para ter acesso a essa, eles devem entrar no site do Inep com o número do CPF e a senha do exame. Depois, o candidato acessa o link  sisu.mec.gov.br e informa o número de inscrição e senha do Enem para o cadastro no Sisu 2020.

Quem pode participar do  SISU 2021?

Algumas universidades adotam notas mínimas para inscrição e o candidato deve estar ciente disso. Além disso,  escolhe os candidatos com melhor classificação em cada curso, de acordo com a pontuação de corte que é a nota mais baixa para a classificação. Isso é calculado durante o período de inscrição e considera o número de vagas disponíveis e o número total de alunos matriculados no curso. É informado a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

Sisu-logo
Sisu logo

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar sua escolha e somente a última inscrição confirmada será considerada. Portanto, ele deve estar muito atento às mudanças nas marcas de recorte antes de escolher o curso, até o prazo para o fechamento do processo de inscrição, você encontra no site oficial.

 

Quando se inscrever para o Sisu

Após concluir a inscrição, se aprovado, o aluno deve verificar os documentos necessários para a inscrição, que começam em 21 de janeiro na chamada regular e terminam em 26 de janeiro de 2021. A documentação necessária será informada no momento da inscrição e do registro, o Sisu fornecerá a impressão da prova do processo. Os resultados da primeira chamada serão anunciados em 28 de janeiro.

 

As vagas disponíveis  podem ser consultadas na página oficial do sistema pelas categorias município, instituição ou curso. Também no site é possível visualizar a lista de instituições participantes. No total, existem mais de 228 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

 

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.