O que é o SiSU?

Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre se perguntam qual a melhor forma de utilizar as suas pontuações. Várias universidades brasileiras já incorporaram as notas do Enem nos seus processos seletivos, mas nem sempre é possível realizar esses vestibulares. Com o SiSU você pode concorrer a diversas vagas em universidades do Brasil usando a internet. Ficou interessado?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utiliza a pontuação do último Enem para selecionar candidatos nas mais variadas universidades brasileiras. Algumas, inclusive, abandonaram o sistema de vestibular tradicional e utilizam apenas o SiSU. O SiSU 2012, por exemplo, distribuiu 108.552 vagas divididas entre 3.327 cursos em 95 instituições públicas de ensino superior.

Mas… Como fazer a inscrição no SiSU?

SiSU passo a passo

Ao se inscrever para o Enem todos recebem uma senha e um número de inscrição. É a partir destes dados que é possível acessar o sistema do SiSU, assim que aberto. Lembrando que para se inscrever no SiSU é necessário ter feito o último Enem, o mais recente.

Ao acessar o site, você irá se deparar com uma página com as opções de escolha de cursos e faculdades. Essas opções sempre são calculadas de acordo com um peso específico, determinado por cada universidade. Assim, a prova de matemática do Enem, por exemplo, pode valer mais para um curso de Engenharia do que para a graduação em Letras. Lembrando que os pesos também podem ser diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

A partir dessas informações você deve escolher dois cursos, separando um para ser a sua primeira opção. Durante todas as madrugadas o sistema realizará um novo cálculo, atualizando as notas de corte do SiSU de cada um dos cursos registrados. Esse processo ocorre durante o período de inscrição, sempre às 3h.

É aconselhável sempre ficar de olho no SiSU. Como todos os dias o sistema realiza um novo cálculo, a sua posição estará sempre variando. Um dia você pode estar acima do ponto de corte e no outro abaixo, tendo que assim pensar se continuará concorrendo ao curso escolhido ou o trocará por outro.

Após as 23h59 do último dia o sistema é fechado, e a partir desse momento deve-se esperar o resultado do SiSU. A primeira lista de aprovados será divulgada, e assim informados os locais e horários de matrículas. Os aprovados no SiSU são automaticamente excluídos da lista, mesmo se resolverem não fazer matrícula.

Para aqueles que não foram aprovados na primeira chamada, ainda existe a segunda chamada e a lista de espera. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser.

Por Guilherme Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FGTS

X