Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre se perguntam qual a melhor forma de utilizar as suas pontuações.
Várias universidades brasileiras já incorporaram as notas do Enem nos seus processos seletivos, mas nem sempre é possível realizar esses vestibulares. Com o SiSU você pode concorrer a diversas vagas em universidades do Brasil usando a internet. Ficou interessado?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utiliza a pontuação do último Enem para selecionar candidatos nas mais variadas universidades brasileiras. Algumas, inclusive, abandonaram o sistema de vestibular tradicional e utilizam apenas o SiSU. O SiSU 2012, por exemplo, distribuiu 108.552 vagas divididas entre 3.327 cursos em 95 instituições públicas de ensino superior.
Mas… Como fazer a inscrição no SiSU?
SiSU passo a passo
Ao se inscrever para o Enem todos recebem uma senha e um número de inscrição. É a partir destes dados que é possível acessar o sistema do SiSU, assim que aberto. Lembrando que para se inscrever no SiSU é necessário ter feito o último Enem, o mais recente.
Ao acessar o site, você irá se deparar com uma página com as opções de escolha de cursos e faculdades. Essas opções sempre são calculadas de acordo com um peso específico, determinado por cada universidade. Assim, a prova de matemática do Enem, por exemplo, pode valer mais para um curso de Engenharia do que para a graduação em Letras. Lembrando que os pesos também podem ser diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.
A partir dessas informações você deve escolher dois cursos, separando um para ser a sua primeira opção. Durante todas as madrugadas o sistema realizará um novo cálculo, atualizando as notas de corte do SiSU de cada um dos cursos registrados. Esse processo ocorre durante o período de inscrição, sempre às 3h.
É aconselhável sempre ficar de olho no SiSU. Como todos os dias o sistema realiza um novo cálculo, a sua posição estará sempre variando. Um dia você pode estar acima do ponto de corte e no outro abaixo, tendo que assim pensar se continuará concorrendo ao curso escolhido ou o trocará por outro.
Após as 23h59 do último dia o sistema é fechado, e a partir desse momento deve-se esperar o resultado do SiSU. A primeira lista de aprovados será divulgada, e assim informados os locais e horários de matrículas. Os aprovados no SiSU são automaticamente excluídos da lista, mesmo se resolverem não fazer matrícula.
Para aqueles que não foram aprovados na primeira chamada, ainda existe a segunda chamada e a lista de espera. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser.
Por Guilherme Barbosa