o cuidador de crianças

Curso cuidador de criança! Uma profissão de grande importância!

A princípio, a habilidade e capacidade para cuidar de um recém-nascido ou fazer os cuidados de uma criança depende de conhecimentos e, sobretudo, de uma sensibilidade redobrada na atenção e na paciência. Como resultado, um cuidador de crianças precisa, inevitavelmente, de preparação e informações fundamentais para atuar nessa profissão.

Atualmente, o país ainda atravessa pela pandemia e, paralelamente, se debate em uma crise econômica e social sem precedentes. A busca por trabalho e oportunidades de subsistência aumentaram muito. Nesse sentido, muitas mulheres buscam por um cuidador de crianças para auxiliar na manutenção da ordem doméstica.

Acima de tudo, muitas mães enfrentam uma dupla jornada e, inclusive, não conseguem dar aos filhos uma assistência integral. Em consequência,  procuram pelo cuidador de crianças, que atenderá as necessidades em vários aspectos.

crianças
Crianças

Antes de mais nada, é importante saber de antemão que, a rotina de um cuidador infantil não se limita apenas às obrigações básicas do dia. Nesse sentido, um cuidador de crianças também deve se responsabilizar pelo acompanhamento da educação e da cultura da criança. Além disso, deve proporcionar estímulos de socialização através de atividades recreativas e de lazer.

Primordialmente, um bom cuidador de crianças se prepara para uma atividade de atenção em tempo integral. Assim, o profissional acaba contribuindo para um desenvolvimento saudável e equilibrado da criança. Por outro lado, um cuidador nunca deve esquecer a atenção com a inocência natural da infância que a criança tem.

Por isso, para estar preparado aos imprevistos e apto para essa rotina de vida, um cuidador de crianças precisa se especializar em um bom curso de cuidador infantil. Somente bons cursos fornecem os conhecimentos sobre as fases de crescimento e os fundamentos básicos para lidar com crianças.

A razão para contratar um cuidador de crianças

razão para contratar um cuidador de crianças
Razão para contratar um cuidador de crianças

 

Em primeiro lugar, na atuação diária de um cuidador de crianças, os familiares percebem a melhora das habilidades de exploração e de liberdade de movimento na criança. Sobretudo, a criança passa a aprimorar a interpretação das mensagens, a própria fala e enriquece a sua comunicação. Além de tudo, um bom cuidador consegue reconhecer as necessidades específicas da criança, dando oportunidades para que ela seja mais autêntica, sendo ela mesma em cada ambiente que se encontre.

Uma grande vantagem de se ter um cuidador de crianças em casa, é que ele estimula o desenvolvimento do potencial e do sentimento de competência da criança. Ou seja, todas as crianças já possuem a característica natural de serem autossuficientes quanto ao próprio desenvolvimento de habilidades.

Assim, um bom cuidador de crianças ajuda muito nessa motivação, desafiando a criança a responsabilidades e competências, inclusive, incentivando a autonomia própria da criança para várias atividades rotineiras.

Os pais também tem grandes vantagens com a presença de um cuidador de crianças em casa. Antes de tudo, cuidados exclusivos como levar a criança a locais dentro e fora de casa, atender na alimentação ou na higiene diária, ficam com o cuidador infantil. Dessa forma, o vínculo que se estabelece entre o profissional e a criança ajuda até mesmo, na prevenção de doenças.

Com efeito, uma criança em ambiente familiar e com atenção integral de um cuidador, tem manutenção frequente de limpeza e controle de contato com outras pessoas. Nesse sentido, a criança está sempre limpa e livre de imprevistos de saúde.

Igualmente, uma grande vantagem é o apego, uma necessidade humana fundamental que auxilia muito no desenvolvimento infantil. Esse vínculo de amizade e contato, fica forte durante os cuidados com as crianças e, se estabelece através das conversas e os contatos do dia a dia.

 

As funções de um cuidador infantil 

funções de um cuidador infantil
Funções de um cuidador infantil

 

À primeira vista, parece que um cuidador de crianças ficará exausto até o fim do dia. Mas, as atividades não são assim, tão desafiadoras, podendo serem muito divertidas e prazerosas.  Na rotina diária, precisa dar banho, alimentar, trocar fralda e colocar para dormir, porém, entre uma e outra, tem o lazer e as alegrias.

Apesar das responsabilidades fundamentais, o cuidador de crianças se envolve com o afeto e a dedicação que, sobretudo, recompensam qualquer desafio. Cuidar de uma criança não tão simples e, logicamente, sempre dá trabalho. Precisa mesmo de energia e boa vontade para acompanhar o ritmo e cumprir as necessidades.

De fato, além das tarefas básicas do cotidiano (banho, comida, higiene, etc.), um profissional sofre outros desafios. De forma geral, o cuidador de crianças acompanha o tempo todo, o bem-estar da criança, principalmente, respeitando cada etapa do crescimento e os cuidados necessários. Ter atenção aos cuidados com a criança, contribui para o desenvolvimento pleno e saudável, com equilíbrio na fase infantil.

Contudo, um cuidador de crianças precisa encarar com seriedade as exigências dessa função. Acima de tudo, é importante realizar um curso de cuidador infantil e também ter formação nas áreas que se relacionam com a atividade. Um bom cuidador tem noções da contação de histórias, musicalização infantil, inclusive, animação de eventos e oficinas de arte.

Nesse sentido, também é importante ter conhecimento dos cuidados básicos da saúde infantil como, por exemplo, aleitamento materno e alimentação adequada. Dessa forma, o profissional se torna mais capacitado e de alta aceitação no mercado de trabalho.

Em resumo, muitas instituições classificam um cuidador de crianças como a função que realiza todos os cuidados pertinentes à crianças de 0 à 16 anos. Do mesmo modo, estabelece que esse profissional também auxilia no desenvolvimento.

A importância de fazer um curso de cuidador infantil

importância
importância

 

A princípio, em um curso de cuidador de crianças, acontece o treinamento para capacita o contato com as atividades na rotina infantil e o estímulo ao desenvolvimento. Igualmente, a capacitação foca os aspectos emocionais, morais, intelectuais, sobretudo, as dinâmicas corporais infantis.

Em um curso de cuidador infantil, o futuro profissional ensino sobre temas como alimentação, higiene e bem estar de crianças. Da mesma forma, ganha conhecimentos que capacitam para a observação adequada ao estado geral da criança, possibilitando melhores cuidados. Sobretudo, o aprendizado sobre primeiros socorros.

Em consequência, um cuidador de crianças deve estar sempre à disposição para oferecer um atendimento integral. Por isso, alguns requisitos são indispensáveis como, um bom equilíbrio emocional e boas condições de saúde física e mental.

Do mesmo modo, deve ter senso de responsabilidade, paciência e calma para lidar com imprevistos. Um bom cuidador de crianças precisa, sobretudo, ter agilidade para tomar decisões inteligentes e rápidas. Por outro lado, precisa estar certo de que quer aprender e, principalmente, sempre estar aberto às especializações e novos conhecimentos sobre a área.

Em suma, esse profissional precisa ter um olhar muito atento à rotina da criança. Deve estar sempre atento às características naturais que ocorrem em cada fase de crescimento e, obviamente, precisa estar ciente e capacitado aos possíveis imprevistos. Em vista disso, e muito importante a especialização de cuidador infantil.

Hoje em dia, existem muitos pais que contratam um bom cuidador de crianças, para cuidar de seus filhos dentro de casa, por não desejar deixá-las com parentes ou nas tradicionais escolinhas. Nesse sentido, esses pais entregam a criança a um cuidador profissional, que fornece uma atuação similar à instituição tradicional. Por outro lado, os pais sabem que a criança terá uma atenção individual, pessoal e exclusiva.

 

Sugestão de um curso de cuidador infantil
curso de cuidador infantil
Curso de cuidador infantil

 

Normalmente, um cuidador infantil trabalha em creches e escolinhas, entretanto, o mercado amplia esse trabalho para as residências particulares. Isso porque, geralmente, agências especializadas, costumam oferecer vagas como recreador em hotéis, shoppings e diferentes estabelecimentos comerciais. Por outro lado, muitos jovens que vão ingressar em programas internacionais para cuidar de crianças (Au pair), também precisam de qualificação profissional e, dessa forma, precisam de experiência na área para uma possível contratação.

 

Curso de Cuidador Infantil Online Grátis

INSCRIÇÃO

https://www.primecursos.com.br/cadastro/10360

Conteúdo do programa

Crescimento e Desenvolvimento Infantil / As Doenças mais Comuns da Criança e a Imunização / Jogos e Brincadeiras Infantis / Técnicas Recreativas por Faixas Etárias / Brinquedos Indicados para Cada Idade / Contação de Histórias / Noções de Nutrição e Dietética Infantil / Problemas na Alimentação Infantil / Princípios de Higiene, Profilaxia e Biossegurança / Patologias Comuns na Infância / Necessidades Infantis / Bibliografia/Links Recomendados.

Carga Horária: 40 horas

Neste curso, o aluno terá à disposição os conceitos e conhecimentos básicos da profissão de cuidador de crianças. Com efeito, poderá aprender sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil, sobretudo, sobre as doenças mais comuns da criança e a imunização preventiva.

O curso também apresenta jogos e brincadeiras infantis, técnicas recreativas por faixas etárias, com descrição dos brinquedos indicados para cada idade. Um aluno do aprendizado para cuidador de crianças tem aulas sobre contação de histórias, noções de nutrição e dietas infantis. Além de tudo aprende sobre problemas na alimentação infantil, princípios de higiene e necessidades infantis.

Confira o curso de cuidador de idoso