5 cursos com maior nota de corte da edição do Sisu passada

Inscrição-no-SISU
Inscrição-noSISU

A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Veja como as notas da edição passada podem te ajudar

 

O período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começa na próxima terça-feira (15) e vai até 18 de fevereiro. Durante esses dias, os candidatos poderão concorrer a vagas nas maiores universidades públicas do país. Você pode alterar as opções de curso e universidade quantas vezes quiser até o encerramento das inscrições às 23h59 do dia 18. O sistema considerará a última opção preenchida. Neste jogo de aposta para vaga, o limite de pontuação é uma referência importante para ajudar o candidato a acompanhar sua candidatura.

Todos os dias as pontuações mudam, com base na pontuação dos candidatos que já se inscreveram. até aquele momento. É calculado a partir do número de vagas oferecidas no curso. Ou seja, caso o candidato queira um curso que ofereça 10 vagas, a nota de corte será sempre a nota de 10º lugar.

Além de acompanhar diariamente desde o primeiro dia de matrícula, é interessante que o candidato analise a probabilidade de aprovação em determinado curso ou instituição com base nos recortes dos últimos anos. Apesar de estar sujeito a variáveis, o histórico do Sisu é uma boa pista, entendeu?

Separamos os cinco cursos com maior pontuação na edição do primeiro semestre do ano passado, na modalidade ampla competição. Para fins de comparação, também mostramos qual foi a nota de corte mais baixa em cada uma delas. Ver!

1. Medicina

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Integral: 952,51

Menor nota de corte: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Integral: 771,79

2. Direito 

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Matutino: 885,02

Menor nota de corte: Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Noturno: 679,24

3. Odontologia

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Integral: 880,44

Menor nota de corte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Noturno: 710,46

4. Engenharia Aeronáutica

Maior norte de corte: Universidade de São Paulo (USP) – Integral: 866,43

Menor nota de corte: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Integral: 796,21

5. Psicologia

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 861,60

Menor nota de corte: Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Integral: 663,84

Outros  
Para conhecer a análise das notas de corte de outros cursos na última edição do Sisu, consulte o novo site do Ministério da Educação (MEC), chamado Acesso Único, lançado em 3 de fevereiro. Na ferramenta de busca avançada é possível consultar dados das edições de 2020 e 2021 do Sisu e dos outros dois programas de acesso ao Ensino Superior do Governo Federal, Prouni e Fies.

Sisu
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.

Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas.

Cronograma Sisu 2022/1

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrícula: 23 a 28 de fevereiro

Período para manifestar interessa na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro