O prazo foi estendido para garantir que todos os alunos possam fazer acréscimos durante este período de pandemia.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou na tarde desta terça-feira (20) a prorrogação da prorrogação semestral dos contratos firmados com o Fundo de Financiamento do Estudante (Fies). A medida aplica-se a contratos simplificados e não simplificados para o primeiro semestre de 2021.
Os alunos que se beneficiarão do programa deverão concluir o processo de renovação até o dia 30 de setembro pelo sistema SisFies. O prazo foi estendido para garantir que todos os alunos possam fazer alterações nesta pandemia Covid-19. A prorrogação feita pelo FNDE vale para os contratos firmados até dezembro de 2017. Os contratos Novo Fies firmados a partir de 2018 têm cronograma definido pela Caixa.
Os responsáveis pela implementação da política de educação de. O órgão competente, o Ministério da Educação (MEC), também prorrogou o prazo até 30 de setembro para os alunos interessados em solicitarem a transferência de um curso ou de uma instituição de ensino e a prorrogação do prazo de financiamento do estudo para o primeiro semestre do ano.
- LEIA TAMBÉM;
- Conheça onde realizar seu Curso nr 35
- Cursos do Pronatec data de inscrição 2021
- Curso de Atendente de Farmácia Gratuito 2021
Sobre o Fies
Fies é o programa do governo federal que visa facilitar o acesso a empréstimos para financiar programas de estudos privados. Foi fundado em 1999 sendo oferecido em duas modalidades desde 2018, via Fies e programa de financiamento estudantil (P-Fies).
O primeiro é operado pelo governo federal, sem juros, para alunos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado depende da renda familiar e das mensalidades cobradas pelas instituições de ensino. Já o P-Fies trabalha com recursos de fundos constitucionais e de bancos privados participantes, o que implica juros.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada seis meses. O pedido de alteração é feito primeiro pelas instituições de ensino e depois os alunos têm que validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies da fiança, o aluno deve trazer os documentos comprobatórios ao banco para concluir a renovação. No caso de alterações simplificadas, o beneficiário só precisa fazer a validação no sistema.