PRONATEC 2020

Como acontece desde 2011, em 2021, o Programa Nacional de Acesso à Educação Técnica e Emprego (Pronatec) oferecerá vagas gratuitas no ano 2020, destinadas a atender jovens brasileiros e adultos que precisam de especialização, mas não podem arcar com os custos. Que os cursos técnicos e vocacionais exigem!

O que é o Pronatec?

O Pronatec é um projeto Nacional de ingresso a educação profissional e ocupação gerado através do Governo Federal em 2011. Esse projeto propicia a entrada de pessoas interessadas na educação em se capacitar em todo o Brasil, e assim ele incrementa a oferta de mão de obra técnica qualificada no mercado de trabalho no país.

Objetivo acrescentar  hipóteses de curso, técnicos e profissionalizantes das instituições educacionais, números de vagas de cursos e igualmente fornecer bolsas de estudos para pessoas interessadas.

Também proporciona a interessante Bolsa Formação, que é outra vantagem do governo, onde oferece para alunos que já completaram o ensino médio (rede pública ou privada) muitas vagas gratuitas de cursos técnicos, onde as aulas ministradas são presenciais e contam com carga horária mínima de 800 horas.

pronatec-logo-garota

QUEM PODE PARTICIPAR DO PRONATEC

De acordo com a Lei 12.513 / 2011 da criação do programa, a Pronatec deve dar atenção prioritária aos alunos do ensino médio público e à Educação de Jovens e Adultos (EJA); e estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em instituições privadas como bolsistas completos; trabalhadores; beneficiários de programas federais de transferência de renda (como a Bolsa Família).

 QUAIS INSTITUIÇÕES OFERTAM VAGAS PARA CURSOS PELO PRONATEC

  • as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(Institutos Federais, CEFETs, escolas técnicas vinculadas a Universidades Federais e Colégio Pedro II)
  • as instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais, e fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica;
  • Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT);
  • Instituições de Ensino Superior – IES estaduais, distrital e municipais com cursos técnicos;
  • IES privadas e de educação profissional técnica de nível médio devidamente, habilitadas pelo MEC.

QUAIS AS MODALIDADES DE CURSOS TÉCNICOS

As vagas para Pronatec 2020 estão nas seguintes modalidades de cursos:

  • Técnico no formulário subsequente, destinado a quem concluiu o ensino médio;
  • Técnico concomitante, destinado a quem está matriculado no ensino médio e deseja fazer um curso técnico ao mesmo tempo;
  • Técnico de forma integrada, destinado àqueles que concluíram o ensino fundamental e desejam iniciar o ensino médio ao mesmo tempo, em que iniciam o curso técnico.

PRONATEC 2020

Esses cursos têm duração de 800 a 1200 horas e tem duração média de um ano e meio a dois anos.

 

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Inicial e Continuada (FIC), ou qualificações profissionais, são cursos que se concentram em treinamento específico.

No caso do Pronatec, eles têm uma carga horária mínima de 160 horas e duram em média 200 horas em cerca de três meses. Os requisitos para participar variam de acordo com o curso.

Em algumas delas, não haverá exigência de conclusão do ensino fundamental. Em outros, será necessário ter concluído o ensino médio.

Como se cadastrar no Pronatec?

O primeiro passo é entrar neste link:  spp.mec.gov.br  se inscrever nesse cadastro e se informar dos cursos que estão sendo ofertados de acordo com a sua área, cidade ou estado, assim você pode se informar e pesquisar sobre as vagas e receber as notificações devidas para não perder nenhuma oportunidade!

Os Institutos Federais, SENAI e SENAC oferecem continuamente vagas ao longo do ano. Consulte as unidades dessas instituições para conhecer as vagas da Pronatec.

Além disso, desde 2016, as vagas estão sendo disponibilizadas pela Bolsa de Formação Pronatec 2020. As vagas a serem oferecidas este ano estarão disponíveis no Portal do MEC, e para saber quais vagas estão disponíveis, basta acessar o site  portal.mec.gov.br 

Relação de cursos

O programa oferece cursos técnicos profissionalizantes de diversas áreas, por exemplo: técnico em agenciamento de viagem, técnico em agente comunitário de saúde, técnico em agricultura, técnico em agropecuária, técnico em alimentação escolar, técnico em análises químicas, técnico em automação industrial, técnico em biotecnologia, técnico em citopatologia, técnico em computação gráfica, técnico em controle ambiental, técnico em cozinha, técnico em cuidado de idosos, técnico em desenho de construção civil e centenas de outras áreas.

Não perca mais tempo e se inscreva em algum desses cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec, você pode aumentar sua capacidade profissional, melhorar seu currículo e aumentar suas hipóteses no mercado de trabalho atual. Se inscreva já! Outro programa bem bacana que tem feito sucesso é o educa mais Brasil , que vem chegando com tudo para esse ano!

Para dúvidas e sugestões, deixem comentários!