Cursos de Contabilidade

Atualmente, muitas pessoas estão construindo carreira na área de ciências contábeis. Se você deseja fazer o mesmo, não deixe de ler essa matéria que preparamos para abordar os diferentes cursos de contabilidade oferecidos pelas mais diversas instituições.

Há alguns anos, só era possível encontrar cursos de graduação em contabilidade. Entretanto, isso tem mudado bastante: hoje, você pode realizar cursos livres, técnicos e à distância. Então, não existem desculpas! Se deseja realizar um curso de contabilidade, sua chance é agora! Vamos lá?

Antes de tudo, vamos falar sobre o que é essa tal ciência contábil, exatamente. A contabilidade é um procedimento que visa registrar todas as transações realizadas pela empresa. Claramente, é uma ferramenta essencial na gestão de qualquer negócio, visto que sempre há movimentação de recursos financeiros. Então, sem dúvidas, o(a) contador(a) possui grandes oportunidades no mercado de trabalho, afinal, o seu trabalho é imprescindível.

Cursos Contabilidade: Funções de um(a) Contador(a)

Acima, fizemos um resumo sobre o que é ciência contábil. Agora, especificaremos um pouco mais quais as funções de um(a) contador(a) e, por consequência, o porquê da importância dos cursos de contabilidade.

Em uma empresa, o profissional formado em contabilidade é responsável por cuidar de todas as contas da instituição, através do registro e do controle das despesas, dos lucros e das receitas. Além disso, o contador também coordena os registros negociais da empresa, interpreta possíveis eventos econômicos, orienta quanto aos pontos de atenção (como em caso de despesas acima do esperado), paga tributos, registra atos e fatos da administração e até mesmo pode realizar planos de investimentos.cursos-contabilidade-senai

Quanta coisa, não? Justamente pela importância do cargo e por toda a responsabilidade exigida, é ideal realizar um curso de contabilidade. As principais disciplinas de uma graduação em Ciências Contábeis envolvem, entre outras:

  • Introdução à contabilidade;
  • modelos de administração;
  • fundamentos de matemática;
  • contabilidade financeira;
  • análise financeira;
  • gestão de processos e operações;
  • planejamento tributário;
  • contabilidade gerencial e orçamentária;
  • gestão estratégica de cursos.

Cursos Contabilidade: o Mercado de Trabalho

Uma pesquisa realizada no ano passado (2011) pela empresa de Robert Half, indicou que mais de 50% dos executivos do Brasil tinham a pretensão de contratar, pelo menos, um profissional formado em um curso de contabilidade até o começo deste ano. Acredite ou não, a tendência da demanda de contadores só tende a aumentar. Isso porque, a cada ano, ocorre um crescimento da carga de trabalho como consequência da evolução dos negócios.

Além de todas as contratações realizadas por empresas e escritórios de consultoria da área tributária, ainda existem diversos escritórios de contabilidade que buscam, incessantemente, profissionais graduados em ciências contábeis. Se você quer saber o quanto o nosso mercado de trabalho depende de um contador, basta imaginar que até mesmo as microempresas precisam de, pelo menos, um profissional da área.

Vale lembrar que, atualmente, os contratantes não esperam apenas alguém que saiba fazer o suficiente, mas sim um profissional que possui uma visão gerencial e que seja capaz de participar do acompanhamento de todas as definições estratégicas de negócios da companhia.

Quem mora nas capitais, vale a pena buscar empregos – após a realização de cursos de contabilidade – em médias e grandes empresas. Já os moradores de cidades menores, a grande hipótese está nas pequenas empresas que não param de abrir e precisam – sempre – de um profissional da área de ciências contábeis.

Ainda que já existam mais de 400 mil profissionais graduados na área de Contabilidade, o mercado sofre com a falta de mão de obra qualificada. Uma pesquisa realizada pela agência Manpower revelou que mais de 60% de todas as empresas pesquisadas apresentaram sérias dificuldades em relação ao preenchimento das vagas de contabilistas. Essa pode ser sua hipótese, não?

Segundo o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o salário inicial de um contabilista que atua na área de indústria ou comércio é de, cerca de, R$1.330,00. Já os, profissional que atua em algum escritório contábil, o salário é cerca de R$1.410,00.

Cursos Contabilidade: Áreas de Atuação

Muitas pessoas, após realizarem um curso de contabilidade, perguntam-se: e agora? Para aonde vou? E, aqui, vamos tentar responder. Sem dúvida, os profissionais formados em Ciências Contábeis possuem algumas opções de escolhas sobre qual caminho seguir. Então, para facilitar um pouco, selecionamos as principais possíveis áreas de atuação de um contabilista. Vamos lá?

1. Contabilidade Gerencial

Ao escolher a contabilidade gerencial, você trabalhará com análise e registro de todas as operações patrimoniais e financeiras de uma empresa, de forma que acompanhe todas as transações que acontecem na companhia.

2. Contabilidade Ambiental

O contabilista ambiental trabalha com planejamento e controle de todos os gastos relacionados – como o próprio nome diz – ao meio ambiente, visando avaliar o desempenho ambiental da instituição na qual trabalha.

3. Controle e Perícia

Ao escolher trabalhar na área de Controle e Perícia, o(a) contador(a) será responsável por coordenar todas as operações financeiras e fiscais de empresas privadas e públicas.

4. Auditoria

O trabalho de um contabilista que atua na Auditoria inclui a fiscalização de todas as contas de uma empresa, através da dos livros de registros e dos dados de balanços.

5. Ensino

Claramente, o profissional formado em Ciências Contábeis também pode optar por dar aulas em cursos técnicos ou até mesmo realizar treinamentos dentro de empresas. Entretanto, para lecionar em cursos superiores é necessário um mestrado.

 

Cursos Contabilidade: Graduação, Técnico e EaD

curso tem duração de 4 anos e ainda é o mais valorizado no mercado de trabalho. Claramente, até por contar com um período mais duradouro, é a modalidade mais completa. Então, o aluno formado no curso superior de Ciências Contábeis está apto a trabalhar em qualquer área de atuação e pode realizar pós-graduações e especializações.

Se você deseja realizar uma graduação em Contabilidade, saiba que a maioria das universidades oferece o curso. Segundo dados do Guia do Estudante, dentre as melhores escolas do Brasil estão: UnB, Ufes, UFRJ, USP, UFSC, PUC, Mackenzie, UFC, UFBA, Metodista, USJT, Feevale, UFPA, UFMT, Unimep, Unicamp, UCS, FAE.

Já para quem deseja realizar um curso de Técnico em Contabilidade, vale conhecer os programas oferecidos pelas instituições SENAC e SEBRAE. Como é sabido, ambas são escolas bastante reconhecidas pela qualidade e pela disseminação de educação em todo o território brasileiro.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre o mundo das ciências contábeis, aproveite também e realize os cursos EaD (Educação a Distância) que são oferecidos nos mais diversos websites. Existem, inclusive, cursos gratuitos de contabilidade para quem busca saber o básico dessa área que tem suma importância em todos os negócios do mundo.

 

A contabilidade é difícil?

Para a contabilidade, o estereótipo mais comum em circulação é que é incrivelmente desafiador. … Você provavelmente está se perguntando: “ A contabilidade é uma tarefa difícil ?” A resposta honesta é: sim e não. Certos aspectos da contabilidade podem ser complexos, mas, no final das contas, exige muito trabalho e estudo, assim como outras aulas da faculdade.

 

Dependendo do seu nível de dedicação, um especialista em contabilidade pode levar o seguinte tempo para concluir: Os programas de graduação de associado, que oferecem oportunidades de nível inicial, geralmente levam dois anos. Um programa de bacharelado geralmente leva quatro anos. Programas de mestrado e MBAs geralmente exigem um a dois anos.

 

O avanço na carreira provavelmente exigirá que você busque mais educação contábil ou obtenha certificações contábeis, o que abre as portas para oportunidades. O Senai e Senac mostra que o emprego de contadores deve crescer 10% até 2026, mais rápido que a média de todas as ocupações. 

Como se tornar um contador

  1. Ganhe o grau certo. Embora não seja obrigatório, a maioria dos contadores frequenta a faculdade e obtém um diploma de bacharel. …
  2. Escolha uma especialidade. Praticamente todos os contadores e CPAs são especializados em uma ou mais áreas de atuação. …
  3. Decida entre contador e CPA. …
  4. Passe no exame CPA. …
  5. Consiga um trabalho de nível básico. …
  6. Procure oportunidades de educação continuada.

O que posso fazer com meu diploma de contabilidade além de contabilidade?

Você pode trabalhar em várias funções com um diploma em contabilidade além de contabilidade, incluindo examinador financeiro, analista financeiro, gerente financeiro, diretor financeiro, diretor financeiro, analista de orçamento ou consultor comercial e financeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FGTS

X