O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada com objetivo de proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores da área comercial, com extensão aos familiares, no entanto, aberto à comunidade. É mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, presente e atuante em todo o território nacional.
O Sesc concentra a sua programação de atuação em cinco áreas: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Tem foco na demanda de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica e biblioteca.
Procura sempre pelo desenvolvimento da arte e da cultura, dos esportes, das recreações, do turismo social, do trabalho em grupos, das ações comunitárias e do financiamento de serviços.
Seguindo a missão da instituição, o SESC repensa, como qualquer programa voltado à educação e formação de pessoas; as ações nas suas unidades em todo o país, com foco nas atividades à distância em todo o país, devido à situação atual da pandemia.
A partir deste mês de abril, a programação do SESC GUARULHOS está trazendo vários cursos em algumas áreas de formação. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1 de abril. inscricoes.sescsp.org.br
Os Cursos
Narrativas Poéticas Femininas – Nós, Mulheres
Início: 8 de abril às 19h30
Disponibilidade: 35
Ministrado por:
Fernanda Gomes – Assistente Social e Atriz
Julia Victória – Engenheira de Softwares
Mediadora: Thamires Motta – Editora web do Sesc Guarulhos
Conteúdo: O Curso ocorre em formato de bate-papo com participação do público. Debate sobre as várias facetas envolvendo o universo feminino, da própria mulher e sobre a questão do transgênero nesse contexto. O objetivo do curso é de incentivar o olhar para todas essas questões e promover o respeito à diversidade.
Plantio a partir de alimentos
Início: 10 de abril às 14h
Disponibilidade: 30 vagas
Ministrado por:
Julhiana Costal, do coletivo “ArboreSer Permacultura”
Conteúdo: No formato de Oficina, a atividade apresenta métodos de plantio de hortaliças a partir de talos, de tubérculos e de sementes e raízes de alimentos frescos, todos adquiridos em mercado ou na feira.
A Luz na Dança e na Performance da Cena Contemporânea
Início: 13 a 22 de abril
Terças e Quintas às 19h
Disponibilidade: 30 vagas
Ministrado por: Aline Santini-
Iluminadora
Conteúdo: O curso apresenta a importância da iluminação para a composição de cenas. Aborda o impacto indiscutível nas apresentações de Dança e nas várias artes performáticas do mundo cênico. Também discorre sobre as diversas possibilidades do uso da iluminação, como ferramenta importante de trabalho, durante uma cena artística.
Transgredir para educar
Debates sobre o (des) colonização nas Artes Visuais.
Início: 20 de abril a 11 de maio.
Terças-feiras às 19h30
Disponibilidade: 15 vagas
Ministrado por:
Mirella Maria – Professora, Artista Visual e Pesquisadora
Conteúdo: O curso aborda uma atividade, que abre espaço para o debate sobre as várias possibilidades de trabalho em processos educativos. A ação é desenvolvida sob o ponto de vista de pesquisadoras como: Angela Davis, Toni Morrison, Bell Hooks, Nilma Lino Gomes e Djamila Ribeiro.
A atividade também mostra diferentes óticas sobre a questão o desenvolvimento de educação e formação humana, com a intenção de incentivar o pensamento, para desenvolver novas formas de atuação na educação.
Modelagem 3D – Introdução ao Blender
Início: Turma 1 – de 21 de abril a 9 de junho – Quartas às 19h
Turma 2 – de 23 de abril a 11 de junho – Sextas às 15h
Disponibilidade: 20 vagas por turma
Ministrado por:
Bruno Fiorelli
Educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Guarulhos
Conteúdo: Curso para iniciantes sobre modelagem 3D. Pelo processo de construção de uma cena, são apresentadas as funções básicas do software livre Blender. São apresentadas também, as técnicas de modelagem, texturização e iluminação.
Compostagem em casa
Início: 24 de abril e 1 de maio.
Sábados – às 10h
Disponibilidade: 20 vagas
Ministrado por:
Adriana Meireles Beani
Bióloga e fundadora do “Projeto Eco Escola Guarulhos Sustentável”
Conteúdo: No curso, é apresentado o processo de funcionamento e manutenção de uma composteira em ambiente doméstico. O instrumento que é usado para a reciclagem dos resíduos orgânicos gerados em ambiente residencial (cascas de frutos e legumes), que serão os produtos convertidos em adubo.