escola-do-trabalhador

Cursos online gratuitos de tecnologia

Em parceria com a Microsoft, a plataforma Escola do Trabalhador 4.0, do governo federal, está abrindo uma iniciativa Na área da Educação, com a abertura de cursos gratuitos na área de Tecnologia. O objetivo é possibilitar a capacitação de até 5 milhões de jovens e adultos, até 2023.
O projeto Escola do Trabalhador 4.0, é uma plataforma de ensino remoto criada na Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia (SEPEC/ME), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A plataforma inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft Community Training e está implementada em parceria com a Softex.

A Microsoft participa do processo, com visão focada na orientação personalizada de mais de 300 mil cidadãos, na condição de desemprego, ou em situação de vulnerabilidade e, integrando o plano de expansão da Softex na área de inovação e negócios.
A Softex, que também tem parceria com a Microsoft em outros programas, deverá cuidar das atividades relacionadas aos cursos de tecnologia da plataforma, como a curadoria de conteúdo, publicações dos cursos e acompanhamento dos alunos. No projeto, o acesso é gratuito a conteúdo no Microsoft Learn e Office Support.

Os cursos

Os cursos da trilha “Letramento Digital”, foram disponibilizados gratuitamente na plataforma Escola do Trabalhador 4.0; desde 26 de março deste ano. Os primeiros cursos ofertados foram:

Trabalhe com Computadores
Acesse Informações Online
Comunique-se online
Crie Conteúdo Digital
Colabora e Gerencie Conteúdos Digitais
Participe Online com Segurança e Responsabilidade.

A partir deste mês de abril e, nos meses seguintes de maio e junho, serão ofertados mais 41 cursos na plataforma, nas trilhas “Produtividade” e “Introdução à programação”.

Para ficar e dia com a oferta de dezenas de oportunidades que estão disponíveis em cursos profissionalizantes e, garantir chances no mercado de trabalho, selecione mais informações sobre essa plataforma, par garantir uma das vagas. As capacitações são totalmente online e sem restrição de acesso para toda a população.

Através da Escola do Trabalhador 4.0, são disponibilizados cursos gratuitos em um total de 12 diferentes eixos tecnológicos (trilhas). Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Produção Alimentícia, Segurança, Produção Industrial, Gestão e Negócios e, vários outros.

Para participar de qualquer um dos cursos não é preciso formação prévia ou qualquer tipo de experiência. Somente em alguns casos, é conveniente que os alunos tenham conhecimento prévio dos conteúdos a serem tratados durante as aulas.
Além das capacitações profissionalizantes, a plataforma Escola do Trabalhador 4.0 disponibiliza informações e anúncios com relação a capacitações profissionais, estágios e oportunidades de emprego.

O portal é voltado para todos que desejem conhecimentos sobre o mercado do trabalho e, logicamente para interessados em realizar para um dos cursos.

Para maiores informações e esclarecimentos, pode-se acessar o link abaixo:

http://www.escoladotrabalhador.gov.br/cursos/