SENAI-curos-gratuitos-como-fazer

CURSOS GRATUITOS ONLINE E EAD Senai-ES

A unidade do SENAI, no Estado do Espírito Santo, abriu inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos, para a opção de EAD, na área industrial. O Objetivo é promover uma maior oportunidade de empregos, principalmente com a qualificação na atividade industrial.

A princípio a  iniciativa tem parceria com o Programa “Emprega Mais”, do Ministério da Economia, que incentiva a qualificação e a colocação de profissionais exigidos pelas necessidades do setor de produção, bem como na implementação da tecnologia e dos conhecimentos; na área pública, na iniciativa privada e para trabalhadores através de cursos gratuitos online e à distância.

Afinal os cursos ofertados têm a possibilidade intencional da instituição, de melhorar a qualificação de profissionais já inseridos no mercado de trabalho da indústria, além de tornar eficaz a competência de novos profissionais para a mesma área industrial.

Os Cursos

Por outro lado, os cursos desta iniciativa estão sendo ofertados por “Voucher Empresarial”. Através dessa ferramenta, o Senai está objetivando suprir de oferta as necessidades das empresas para aperfeiçoar e qualificar os trabalhadores profissionais nos seus setores. Por fim os vouchers serão ofertados à indústria interessadas, que poderão disponibilizar aos seus próprios empregados e desempregados na comunidade de entorno, para realização dos cursos gratuitos, em formato online e à distância.

*Voucher é o termo da língua inglesa, que se refere a um documento que comprova o pagamento e o direito, a um serviço ou um produto.

Visto que a Disponibilidade das Vagas para Empresas

Todos os tamanhos de empresas (portes) podem participar do Programa oferecido pelo SENAI-ES.

Para as duas modalidades de cursos (Profissionalizante e Voucher Novo Emprego), podem aderir os seguintes portes de empresas:

  • Porte Microempresas: até 19 funcionários
  • Porte Pequenas Empresas: até 99 funcionários
  • Porte Média Empresa: até 499 funcionários

Para as empresas de Porte Grande (mais de 500 funcionários), somente serão ofertados os cursos para a modalidade Voucher Novo Emprego.

Principal mete deve-se ressaltar também que, para cada empresa da área industrial, há um limite de disponibilidade anual para a modalidade Voucher Novo Emprego, o qual varia da seguinte forma:

20% de voucher para microempresas e pequena empresa
10% para empresa de médio porte
05% para empresa de grande porte

Contudo, a Participação das empresas no Programa

1. A indústria deve cadastrar a empresa na plataforma “Loja Mundo Senai”.

2. O responsável pelo Cadastro escolhe os Cursos de interesse da empresa, podendo também indicar na mesma plataforma, quais os cursos que a empresa tem necessidade para a disponibilidade.

3. Pois, para o caso de a empresa disponibilizar a vaga na Modalidade Novo Emprego, o desempregado deve acessar a plataforma Loja Mundo Senai, realizar o cadastro, ativar o voucher em até 72 horas (três dias) e realizar a matrícula no curso disponibilizado pela empresa.
Obs: quando a empresa opta pela indicação do desempregado, este recebe as informações automaticamente, por e-mail.

Curso, gratuitos para os Municípios de:

Linhares, Baixo Guandu, Marilândia e Colatina.

Armador de Ferragens
Carpinteiro de Obras
Costureiro Ind. Vest. – Tecido Plano
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Instalador Hidráulico Residencial
Mecânica de Manutenção de Motocicletas
Mecânico de Automóveis Leves
Mecânico Montador
Modelista
Pedreiro de Alvenaria
Pintor de Obras Imobiliárias

Então os Cursos da Modalidade profissionalizante:

Técnico em Alimentos
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Informática
Técnico em Logística
Técnico em Manutenção Automotiva
Técnico em Mecânica
Técnico em Móveis
Técnico em Plásticos
Técnico em Redes de Computadores
Técnico em Refrigeração e Climatização
Técnico em Segurança no Trabalho
Técnico em Vestuário

No sistema de EAD, do SENAI Espírito Santo ES, todas as separações geográficas e temporais, são transformadas em condições para a interação entre alunos e professores. Contudo, sempre oferecem muita flexibilidade do tempo de estudos e o apoio tecnológico para um crescimento de conhecimentos na área industrial.
Tanto para os profissionais que estão procurando certamente uma chance no mercado de trabalho, quanto para quem necessita de um curso para melhorar o currículo, o SENAI é a instituição perfeita a tudo que se relaciona à qualificação do trabalho na indústria.