CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO EM SÃO PAULO

Novotec-Express

MAIS DE 8 MIL VAGAS!

Mais 8.355 vagas para 21 cursos gratuitos de qualificação profissional, foram abertas pelo governo do estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação.
Os cursos são parte do programa Novotec Expresso que oferece várias opções de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitas aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais de São Paulo.

O desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no estado de São Paulo, está em 27%, acima da média nacional, que é de 25%. Em Santa Catarina é 12%, no Rio Grande do Sul 16% e no Mato Grosso do Sul 17%. Isso é um dado significativo que impele e incentiva o governo daquele estado, a criar medidas que sejam eficazes para o crescimento da profissionalização e da qualidade dos estudantes, o que resulta numa maior inserção de jovens no mercado de trabalho, possibilitando um crescimento da qualidade de vida no estado.

Apresentando a Novotec Express

O programa Novotec, nestes tempos de pandemia, está dispensando uma atenção especial aos jovens estudantes do estado. Neste primeiro semestre de 2021, o programa irá oferecer cursos semipresenciais, ou seja, parte das aulas será online e ao vivo, realizadas pela plataforma Microsoft Teams. Também terá encontros presenciais na unidade de ensino escolhida no momento da inscrição.

Os cursos têm conteúdo conectado com demandas do mundo do trabalho e da vida fora da escola. O Programa disponibiliza cursos de qualificação profissional para jovens até 24 anos, com duração de 120 horas. É realizado em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

Os Cursos

As vagas são para jovens entre 14 e 24 anos com Ensino Fundamental completo. É necessária a atenção aos critérios de classificação utilizados para a seleção dos alunos, se houver mais inscritos do que vagas disponíveis. O programa não utiliza exame de seleção e, tem como critério a paridade de gênero nas turmas. A prioridade são estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual e das Etecs.

Seguem abaixo, os cursos oferecidos:

Ajudante de Logística; Auxiliar de Vendas; Computação em Nuvem; Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Desenho no AutoCAD; Design de Moda; Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário; Edição de Vídeo para YouTube; Excel Aplicado à Área Administrativa; Gestão de Pequenos Negócios; Introdução a Banco de Dados; Introdução ao Desenvolvimento em Java; Jogos Digitais; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Montagem e Manutenção de Microcomputadores; Programação Básica para Android; Programação de Sistemas Embarcados (Arduíno); Rotinas de Recursos Humanos; Segurança Cibernética Fundamental; e Técnicas de Atendimento.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 9 de março pelo site  www.novotec.sp.gov.br.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.