cursos de construção civil

Cursos de construção civil! Veja sobre tudo a respeito!

Antes de mais nada, podemos afirmar que a construção civil é um dos mais importantes setores da economia nacional. Em primeiro lugar, é o setor que gera uma taxa de empregabilidade bastante significativa, diminuindo os índices de desemprego. Ao mesmo tempo, realizar cursos de construção civil possibilita a ação de gerenciar e planejar a execução das obras em diversos estabelecimentos.

Um bom profissional da construção civil tem condições de fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das etapas de uma construção. Além de tudo dá assistência ao engenheiro civil responsável por uma obra e tem a autonomia na compra de materiais. Normalmente, os cursos de construção civil procuram direcionar o aprendizado prático aos alunos, como objetivo de proporcionar um rápido ingresso ao mercado de trabalho.

Uma vez que, o Brasil vive uma constante necessidade de suprir a deficiência nacional de habitações, a área da construção civil é muito promissora. Nesse sentido, há também, um aumento em termos de desenvolvimento e o surgimento de novos empreendimentos que demandam a mão de obra na construção civil.

Aos interessados em ingressar no mercado de trabalho dessa área, existem vários cursos de construção civil, sejam de nível técnico ou cursos superiores. Seja para quem deseja iniciar nessa área ou, mesmo a quem deseja expandir as habilidades, procurando por reciclagem e qualificação.

Atualmente, pode-se encontrar várias instituições que oferecem cursos na área da construção civil, de forma gratuita e, inclusive, no sistema EAD, por conta do isolamento social na pandemia. Por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas, a Confederação Nacional da Indústria e o SENAI são algumas das melhores instituições para realizar tais cursos.

Sobre os cursos de construção civil

À primeira vista, pode-se encontrar cursos de construção civil em todos os estados brasileiros, além de uma quantidade enorme de opções em várias áreas desse setor. São muitas as vertentes de trabalho na construção civil, que englobam todas as funções práticas na construção civil.

Sugestão de Cursos de construção civil

Uma boa opção são os cursos do Instituto Mix, uma rede de escolas profissionalizantes, presente em todos os estados do Brasil. Oferece treinamento e capacitação, com avaliação periódica a funcionários de empresas de diversas áreas e professores de instituições. Da mesma forma, possui selos de excelência de ensino, com boa qualidade na estrutura e no corpo de professores. Além de tudo, oferece material didático personalizado e alguns cursos gratuitos.

Alguns dos cursos na área d construção civil:

  • CURSO DE MESTRE DE OBRAS
  • INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO
  • ELETRICISTA RESIDENCIAL E PREDIAL
  • NR 10 (Excelência em instalações e manutenção de redes elétricas)
  • CURSO DE NR 18 (normas de segurança do ambiente de trabalho)

Para acessar qualquer um dos cursos de construção civil, basta entrar no site da instituição.

Definitivamente, a área da construção civil é uma das mais dinâmicas do país, que emprega muitos profissionais e possibilita a geração de uma imensa quantidade de renda e empregos. Sob o mesmo ponto de vista, o Instituto Mix oferece cursos de construção civil para facilitar a inserção imediata no mercado de trabalho.

A instituição tem o foco em formações de forma objetiva e atualizada com a rotina das profissões e, exige, frequentemente, a plena capacitação de seus profissionais para satisfazer as necessidades do mercado nacional.

 Motivos para estar sempre atualizado com a área

Primeiramente, é importante ter em mente que, o aprendizado nunca termina com uma graduação ou pós graduação. O processo de aprendizagem não é suficiente apenas em um dos cursos de construção civil, mas, deve ser contínuo e atualizado. Por outro lado, não precisa ser algo cansativo, pois há várias oportunidades como em cursos online, que oferecem um bom custo-benefício.

Um bom motivo para não parar de aprender nessa área é saber que é preciso manter sua saúde mental. Uma vez que, o nosso cérebro também deve se exercitar e manter uma boa atividade para funcionar bem. Estudar ainda é um dos melhores exercício para ter um cérebro saudável, sobretudo, para melhorar o desempenho nas atividades profissionais.

Outro motivo para estar em dia com a sua profissão é ampliar a sua rede de contatos. Da mesma forma, aprender mais além dos cursos de construção, permite avançar mais do que se imagina. Quando se recicla em outros cursos, tem o contato com outros profissionais da construção civil. Essa convivência ajuda, inclusive, na troca de informações e habilidades.

Com efeito, um dos maiores motivos para nunca parar de estudar na área de construções é saber formatar bem a sua carreira. Em outras palavras, é muito seguro fazer outros cursos que se relacionam com o aprendizado em cursos d construção civil, por exemplo, marketing e gestão de projetos. Em resumo, estudar sobre outros assuntos relacionados com a área de construção civil, permite um diferencial na competitividade do mercado.

Como uma última sugestão, definitivamente, pode-se transformar uma curiosidade em interesse maior. Nesse sentido, significa que, se algo relacionado ao trabalho ainda é uma habilidade desconhecida, deve-se procurar estudar e ter formação sobre o assunto. Com efeito, isso aumentará a capacidade e controle das próprias habilidades.

Os melhores cursos da área da construção civil

Antes de mais nada, é preciso dissolver algumas dúvidas e explanar sobre algumas diferenças na área da construção civil. Da mesma forma, quando se escolhe fazer cursos da construção civil, pode-se optar por uma carreira pelo tipo de curso a se realizar.

A princípio, pode-se escolher apenas uma função específica, por exemplo, ser um eletricista de edificações, ou ainda, fazer um curso da área de tecnólogo ou da engenharia de construções

Curso técnico em edificações

É um curso que dá formação para o planejamento de obras, além da execução e acompanhamento dos processos. Da mesma forma, possibilita ao profissional ter o controle de materiais, normas de saúde e segurança no trabalho, além de outras responsabilidades.

Curso técnico em design de interiores

Esse tipo de aprendizado também faz parte dos cursos de construção civil, pela relação direta com a área. Esse técnico é um especialista em projetos de espaços interiores, com foco no aproveitamento eficiente do espaço, pela distribuição dos móveis. Um técnico dessa área, tem o conhecimento básico necessário sobre a construção civil de espaços residenciais e comerciais.

Tecnológico em Construção Civil

As atribuições dos Tecnólogos, são específicas em suas diversas modalidades e, basicamente, consistem elaborar orçamentos, conduzir a parte técnica dos trabalhos, supervisionar e conduzir equipes na manutenção de equipamentos, a operacionalidade e instalações na obra, além de execução do desenho técnico.

Curso superior de engenharia civil

O engenheiro civil é o responsável direto por um projeto e pelo acompanhamento em obras como casas, edifícios, estádios e várias outras grandes edificações. De fato, é um dos principais cursos da construção civil e se direciona a pessoas que têm interesse em trabalhar com projetos estruturais. Nessa graduação, os profissionais podem gerenciar as obras de casas residenciais, até obras de grandes estruturas da engenharia.

 

Fonte: