A prática do hipnotismo é conhecidamente tão antiga quanto a própria civilização humana, como provam os achados arqueológicos e indícios das práticas na pré-história.
Em sua origem, a hipnose aparece rodeada de muitos mistérios e superstições. Os fenômenos hipnóticos não eram aceitos como realmente próprios do seu uso, sendo assim, tratados como milagres por conta das suas curas.
No entanto, deixando de lado as superstições, os fenômenos resultantes das técnicas de hipnose já eram vistos como autênticos na velha civilização Babilônica, na Grécia e em Roma, na antiguidade. No Egito existiam os “Templos dos Sonhos”, onde os pacientes da época sofriam sugestões terapêuticas durante o sono da hipnose.
O Oriente muito mais que o Ocidente, continua aplicando uma tradição bastante frequente na prática hipnótica. Os métodos de hipnose usados na Ioga são considerados dignos da atenção científica até aos nossos dias.
O que é a Hipnose
Hipnose, conforme a definição mais atual e, por consenso científico da Associação Americana de Psicologia, é ”um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão”.
É um estado mental (teorias de estado) ou uma categoria de comportamento (teorias de não-estado) usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.
A palavra “hipnose” vem do grego, que significa “processo do sono (grego hipnos = sono / latim osis = ação ou processo). O processo recebeu esse nome do pesquisador britânico James Braid (1795-1860), que denominou dessa forma, por achar que se tratava de uma espécie de sono induzido, o que foi um equívoco pois a pessoa não dorme, apenas fica em um transe hipnótico de leveza e tranquilidade suscetíveis a ações. Mas a denominação permaneceu mesmo assim até hoje.
O Curso
Para fazer o Curso de Hipnose online, basta entrar no site que oferece as aulas, e dessa forma, receber uma gama de possibilidades para estudar.
Geralmente um site de cursos disponibiliza:
– Acesso ao ambiente de estudos
– Material
– Tutores
– Prova Final
Após estudar com todo o material oferecido e, ter quaisquer dúvidas resolvidas, com o professor disponível, o aluno já pode fazer a prova final e retirar o Certificado. Em caso de reprovação, a prova final pode ser realizada novamente. O aluno, no momento da sua inscrição neste curso, pode optar por receber o Certificado por E-mail ou pelo Correio.
Duração do Curso
O curso tem duração de 40 horas e será finalizado após o estudo de todo material fornecido e realização da prova final para obter seu certificado.
Você pode completar a carga horária de 40 horas em no mínimo 4 dias e no máximo 1 ano. Estude no seu próprio tempo e disponibilidade, em dia e horário que desejar.
Requisitos para o curso
Não é necessária escolaridade mínima para participar do curso de hipnose online. Pode ser realizado por pessoas a partir dos 14 anos de idade, bastando saber ler, escrever e ter acesso à internet com computador ou celular.
Certificação do Curso
O Certificado do curso é gratuito e enviado com o curso em formato digital assinado pelo professor responsável.
O Certificado pode ser personalizado, conforme escolha do aluno e, também poderá ser usado para complemento de horas extracurriculares em Curso superior, progressão funcional, acréscimo ao currículo e em várias outras finalidades.
A certificação do Curso de Hipnose online possui informações completas, legislação e sistema de segurança. Possui registro com livro e folha e validação por “QR Code”.
Relevâncias
Atualmente, a hipnose é amplamente usada para tratamento de vários problemas na saúde, sejam eles físicos ou psicológicos. Entre as terapias mais usadas existem os tratamentos para: depressão, ansiedade, fobias, vícios, dores físicas, melhoria da memória, emagrecimento, disfunções sexuais e desenvolvimento pessoal.
Uma pesquisa realizada pelo psicólogo americano Alfred Barrios, publicada na revista American Health Magazine, compara a hipnose com outros dois tipos de terapias amplamente utilizadas em tratamentos: a psicanálise e a psicologia comportamental.
Os estudos mostraram que a psicanálise teve uma taxa de sucesso de apenas 38% em pacientes que passaram por 600 sessões durante quase 12 anos de tratamento. A psicologia comportamental apresentou resultados melhores, a taxa de sucesso foi de 72% em pacientes depois de 22 sessões que ocorreram durante seis meses.
A hipnose teve uma taxa de sucesso de 93% em pacientes após únicas seis sessões, durante um tratamento aplicado por 45 dias. O resultado prova que a hipnose além de ser muito eficaz, é bastante eficiente no tratamento dos pacientes. A hipnose também o tempo de recuperação muito rápido em relação aos outros tratamentos convencionais.