Faculdade Particular para Pública

Transferência de Faculdade – Faculdade Particular para Pública!

Anúncio

De 2005 até 2015, aconteceram no país, alguns casos sobre transferência de faculdade particular para faculdade pública, sendo parar no Supremo Tribunal Federal. A grande discussão era mais acentuada nos questionamentos a respeito, por se pensar na existência de uma injustiça, antes de tudo, com relação aos alunos que tiveram extremas dificuldades para conseguir a vaga no ensino público.

Atualmente, o processo de transferência já é possível, desde que, o aluno estabeleça o curso pretendido e a instituição desejada. Além disso, é necessário entrar em contato direto com a instituição onde quer fazer a transferência de faculdade, para aceitar as exigências normais de concordância com a nova adaptação de curso.

Em síntese, é preciso admitir que é um tema polêmico. Sempre confronta várias opiniões, todavia, há alguns anos existe regulamentação oficial. O processo de transferência de faculdade se compõe de instruções que deve-se seguir à risca, pelos estudantes que desejam trocar de instituição particular para pública.

Informações importantes sobre a transferência

Várias instituições públicas oferecem vagas remanescentes em alguns cursos. A princípio, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas, para efetuar a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior. O processo ocorre através da realização de provas diferentes de um vestibular regular.

Anúncio

Cada Instituição adota protocolos diferentes. Uma Universidade bastante conhecida no país, por exemplo, realiza provas de transferências para selecionar alunos vindos de outras universidades, onde se cobra conhecimentos específicos do curso, ou seja, não basta somente enviar os documentos.

Em caso de transferência de faculdade, um ponto importante e de destaque é o fato indispensável da execução dos protocolos em exigência pelas instituições escolhidas, através de um processo seletivo.

A melhor forma de fazer a transferência de faculdade é obter informações gerais com a secretaria da faculdade privada onde está cursando. Logo após, o aluno deve checar com a faculdade pública para onde deseja estudar, sobre os procedimentos e os protocolos da mesma.

 

Verificação da Grade Curricular para transferência de faculdade

Se realiza a análise para saber se o aluno terá as matérias que já foram feitas em determinado período. A análise da grade curricular serve para descobrir se o aluno irá abonar as matérias que já estudou em determinado período de tempo.

O ideal é que o aluno procure saber quanto antes, sobre os requisitos e procedimentos obrigatórios para conseguir a vaga. Ou seja, o aluno precisa se inteirar rapidamente sobre os procedimentos necessários para a transferência. Sobretudo, porque as vagas disponibilizadas para os casos de transferência de faculdade particular para a pública, são poucas.

A grande demanda de estudantes nas universidades da rede pública de ensino, provoca uma disposição de vagas maior para os alunos que tentam ingressar primeiro na Instituição pública. Como resultado, é importante que o aluno procure fazer a transferência o mais rápido possível, para garantir uma das vagas.

O aluno interessado deve se preparar bastante para a avaliação. Isso influenciará, antes de mais nada, a possível transferência da faculdade privada para a faculdade pública. Primordialmente, a transferência só acontece, se o aluno passa na prova de avaliação onde consta todas as disciplinas que ele vai cursar.

Transferência de Faculdade
Transferência de Faculdade

Outras informações sobre a transferência de faculdade

Vagas remanescentes      

As vagas remanescentes são disponibilizadas por alunos desistentes ou repetentes. A princípio, também são vagas que variam muito e são escassas. Nesse ínterim, dependendo do curso e da Universidade, poderão surgir vagas durante o ano ou depois do período de rematrícula.

Como o processo varia de faculdade para faculdade, as vagas remanescentes são apenas para alguns cursos. Além disso, é aplicado um processo de seleção por meio de provas diferentes do vestibular regular e outras análises de currículos.

Vagas em aberto não é uma garantia de transferência. Mesmo que o aluno esteja em curso, em uma faculdade, deve-se preparar bem para uma prova. Inclusive, porque em alguns casos de transferência de faculdade, o exame aplicado, é bem mais específico que o próprio vestibular.

Se o aluno estiver em curso de uma área e deseja a transferência de faculdade para outra área completamente distinta, não será possível a eliminação de matérias. Ou seja, deverá fazer todas as matérias obrigatórias do curso de outra área. Dessa forma, a graduação irá demorar um pouco mais que o esperado.

 

 

 

 

Anúncio