Senai Cursos Gratuitos

O Brasil possui várias instituições de estudos voltadas para a área técnica, tanto públicas como particulares. A oferta desses cursos pela internet (EAD) tem se proliferado imensamente nos últimos 10 anos, onde a maioria possui idoneidade técnica e formação de alunos avalizada pelo MEC e por outros órgãos reguladores da qualidade e competência docente.

No entanto, é importante ressaltar a maior instituição técnica do país neste momento. O SENAI tem o conceito de ótima qualificação de profissionais técnicos, indicado pela ONU, como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul.

Os recursos para sustentação lógica e estrutura do SENAI são obtidos através do setor industrial, pela contribuição de 1% sobre o total da folha de pagamento mensal. O restante é proveniente de venda de produtos como cursos e serviços técnicos.

Estrutura

O SENAI Nacional, também chamado de SENAI Departamento Nacional (DN), integra o Sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria) e as suas iniciativas são subordinadas ao Conselho Nacional do SENAI. Em cada Estado brasileiro, o SENAI possui um Departamento Regional (DR) onde o seu diretor é nomeado pelo presidente da Federação Industrial local.

Dessa forma, o SENAI se constitui numa rede de 27 Departamentos Regionais, nos respectivos estados, além do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) formando o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina.

Ações decisivas do SENAI

Com o foco de atenção voltado para o imenso número de comunidades mais carentes no país, os programas educacionais do SENAI transformam as situações de exclusão social e falta de emprego, em condições que se transformam em cidadania para os jovens e incentivam o empreendedorismo e boas colocações de carreira no mercado de trabalho.

A promoção de cursos rápidos e com um olhar na demanda do mercado tanto tecnológico como de atuação direta do profissional, na indústria; o programa fornece uma capacitação e qualidade aos profissionais, nas mais diferentes áreas de trabalho.

O SENAI possui também o Programa de Ações Móveis (PAM), que prepara pessoas para atuarem em atividades produtivas de forma autônoma. O sistema usa um kit de ensino, através do qual é realizada uma capacitação nas comunidades, pelo interior do país. Este conteúdo (kit) pode ser enviado normalmente para uma localidade que realmente necessite dessa profissionalização ou, é instalado em um caminhão, barco ou ônibus.

Formação à distância

Procurando sistematizar e incentivar a oferta dos cursos a distância, o SENAI criou, em 2004, uma rede que oferece mais de 250 cursos de educação profissional a distância. Os cursos estão distribuídos em mais de 20 áreas tecnológicas. Os cursos têm suporte de diferentes tecnologias de ensino, que refletem um cuidado extremo com a qualidade e excelência de educação.
Oferecem pós-graduação, formação profissional específica de várias áreas industriais e educação continuada. Alguns são totalmente a distância e outros, necessitam de momentos presenciais (educação híbrida).

Alguns Cursos de Iniciação Profissional

Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas relacionados à infraestrutura de TI, serviços de redes, software, hardware, normas e padrões técnicos.

Segurança do Trabalho

Questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho.

Noções Básicas de Mecânica Automobilística

Conhecimento da aplicação e interpretação de conceitos físicos e mecânicos, relacionados à área de mecânica automotiva. Principais temas relacionados à mecânica automotiva, desde os conceitos básicos até a conceituação de funcionamento e funções dos sistemas complexos, como sistemas mecânicos principais e secundários.

Consumo Consciente de Energia

Consumo de energia elétrica em ambiente mais eficiente. Impactos da geração de energia e as formas de reduzir estes impactos para um consumo mais sustentável.

Lógica de Programação

Conceitos básicos sobre lógica de programação, tipos de dados, estruturas de controle e repetição e noções do uso de variáveis homogêneas e heterogêneas.

Empreendedorismo

Conhecimentos sobre o ato de criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores.

O SENAI promove um evento anual, gratuito, onde as unidades do SENAI abrem suas portas para que estudantes, professores e a comunidade local, em todo o País, possam conhecer mais sobre a indústria da região.
Através de palestras, minicursos, mostras tecnológicas, orientação profissional e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria, o evento tem o objetivo de familiarizar os participantes com o ambiente de trabalho, que poderão encontrar.

O Mundo SENAI como é denominado, acontece em meados do final de setembro e início de outubro, em todos os estados do País e no Distrito Federal.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.