QUER-SABER-DO-ENEM-LEIA-AQUI!

QUER SABER DO ENEM??? LEIA AQUI!

O Sistema de Seleção Unificada- SISU é o único programa governamental de inserção de estudantes no Nível Superior, que fará uso da NOTA DO ENEM 2020 no primeiro semestre deste ano. O Edital para o processo seletivo do Sisu, também será publicado em março de 2021, após a divulgação do ENEM, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 da maioria das instituições de ensino superior da área pública.

Já tivemos inscrições do FIES e do ProUni sem o uso da nota do ENEM 2020, devido aos vários adiamentos das provas no ano passado, por causa da pandemia mundial. No entanto, o Sisu 2021deverá usar essas notas já na primeira seleção neste ano.

Recentemente, os calendários para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e também deixaram os estudantes com dúvidas sobre as seleções.

Para participar do Fies, um dos pré-requisitos é que o interessado tenha feitos as provas do Enem a partir de 2010. Já no ProUni, a exigência é que a última edição do Enem seja utilizada, com isso, ainda não se sabe qual Enem será considerado pelo programa.

O Sisu 2021 já divulgou que oferecerá vagas em cursos de graduação presencial e do sistema EAD aos estudantes que fizerem o Enem 2020. As vagas do Sisu são ofertadas em todas as instituições de ensino superior, públicas (federais, estaduais e municipais). Serão realizadas duas edições do Sisu em 2021, uma em cada semestre.

Geralmente, as inscrições para o Sisu do primeiro semestre são realizadas no final de janeiro, após a liberação do resultado do Enem, no entanto, para o Sisu 2021 o cronograma diferirá, já que o Enem 2020 foi adiado em consequência da pandemia do Corona vírus.
O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições para o Sisu 2021 estão previstas para abril. O edital ainda não foi divulgado.

Sem cronograma definido, as inscrições para o Sisu 2021 deverão realizar-se no mês de abril. A participação será exclusiva para quem fez Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também será exigida a conclusão do ensino médio. A inscrição será feita no SITE DO SISU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020. Após o acesso, é necessário fazer a confirmação dos dados e escolher duas opções de cursos. Nas opções, é preciso definir a ordem de preferências, assim como escolher a modalidade que deseja concorrer (universal, cotas ou ações afirmativas).

Ainda não se sabe o número de vagas que será disponibilizado para o Sisu 2021. Como houve atraso no cronograma, algumas instituições optaram por não utilizar o Sisu para seleção em 2021. Também houve instituições que, pela dificuldade de realizar vestibulares, resolveram optar pelo oferecimento de vagas do semestre no Sisu.

Os inscritos no Sisu devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso.

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso, para saber as oportunidades que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

NOTA* Vagas Sisu 2021

Os cursos oferecidos no Sisu são todos gratuitos e oferecidos nas instituições públicas de ensino. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos EAD (Ensino à Distância).