Programa EduTech – Governo do Estado do Paraná

Buscando suprir uma demanda iminente de profissionais especializados na área tecnológica, o Governo do Estado do Paraná acaba de lançar, através do Programa EduTech, Cursos gratuitos de Programação, Games e Animação.

Na atual situação da pandemia, com a impossibilidade de realização de aulas presenciais, o governo está voltado para soluções na área da educação que continuem o processo de formação educacional, com os olhos voltados para o futuro do mercado de trabalho e da excelência profissional dos jovens.

O programa tem a meta de atingir 150 mil estudantes da rede pública, para preparar essa nova geração de jovens, na faixa de 14 a 16 anos, viando a ocupação adequada nesse espaço de trabalho. Os cursos são para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e professores da rede estadual.

O Curso

Os cursos gratuitos de programação são somente para alunos e professores da Rede Estadual do ensino no estado do Paraná.

Os conteúdos são compostos por trilhas de ensino, que se dividem por séries e contemplam contextos de Games e Animação, Ciência de Dados, Programação front-end, Desenvolvimento Mobile e Programação em Javascript e em Python.
As aulas são em EAD, com professor de programação para cada turma virtual.

O Curso inicia neste mês de abril e dura todo o ano letivo de 2021.

Relevâncias

O Governo do Estado, considera o EduTech como um dos maiores programas de educação de tecnologia no país. O Programa propões que os jovens possam ter a oportunidade de conhecer essa área de crescimento incisivo em todo o mundo, e que possam se preparar para o mercado de trabalho.

Há um ambiente de possibilidades bastante promissor nesse setor. Segundo especialistas da área, o conhecimento de programação é uma oportunidade aos alunos de deixar a Escola, com vaga de trabalho qualificada. Uma oportunidade de ter um emprego com boa remuneração e, com possibilidades de exercer suas melhores habilidades.

No Brasil, acontece a formação de estudantes na área de programação, em torno de 46 mil pessoas com perfil tecnológico; por ano. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a projeção média anuncia a demanda de 70 mil profissionais por ano, até 2024. Ou seja, existe claramente, um déficit de 24 mil especialistas por ano.

Segundo uma das maiores Consultorias do mundo para os mercados de tecnologia, esse mercado de TI, em projeções mundiais, terá certamente um déficit de 570 mil profissionais neste ano.

6º e 7º ano — Games e animações | Nível 1

8 e 9 ano — Games e animações | Nível 2:

1º ano — Programação front-end com HTML e CSS

2º ano — Ciência de dados:

2º ano — Desenvolvimento mobile baseado em JavaScript:

3º ano — Programação em Java: