Prefeitura de Maricá – curso gratuito de Libras à população

curso gratuito de Libras

Com 200 vagas preenchidas, capacitação online começa com aula inaugural no IFF na segunda-feira (10)

O município de Maricá, em cooperação com o Instituto Federal Fluminense (IFF), iniciará na próxima segunda-feira (01.01.), o primeiro curso de aperfeiçoamento (FIC) em Libra, que capacitará 200 residentes com conhecimentos básicos e mediadores em língua brasileira ( Libra). A aula de abertura acontece a partir das 10h no auditório do IFF Maricá e é aberta apenas para alunos e convidados.

O Centro de Pesquisa e Medidas Sociais e Culturais, ONG Contato, é responsável pela execução do convênio de cooperação com o município de Maricá, que teve como objetivo a implantação e manutenção do Centro de Referência de Políticas Integrativas (CRPI).
* 100002 * O curso acontece à distância (pela Internet) até setembro, com 160 horas de aulas e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições foram feitas online e encerradas em 31 de dezembro. No processo seletivo, foram priorizados familiares de surdos e servidores públicos que lidam diretamente com pessoas com deficiência (PCDs). Aqueles que não tiverem vaga terão no futuro a oportunidade de participar de outros cursos de capacitação oferecidos pela instituição.

A secretária de Políticas Inclusivas Sheila Pinto reafirmou o papel da iniciativa, processo de envolvimento dos surdos essencial para a integração dos maricaenses.

O curso de Libra é importante para capacitar e apoiar o trato com surdos. Esse processo faz parte do processo gradual de integração à comunidade, pois Libra é a segunda língua oficial do país e a comunidade surda não pode se isolar devido à falta de comunicação entre as pessoas. Maricá teve um grande crescimento nessa área que só avança com este curso oferecido no IFF, o primeiro de muitos que virão, disse.

Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia

Os matriculados no curso de Libras que tiverem dificuldade de acesso à internet ou precisarem de auxílios técnicos para usar seus computadores podem utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI). a colaboração entre a ONG Contact e a Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá.

O quarto está disponível de segunda a sexta das 8h às 17h. na sede técnica da unidade na Rua Boaz. disponível no Velasco, Bloco 27, Lote 01, Centro. O espaço conta com acessibilidade, monitores de atividades e intérpretes de escala para auxiliar os alunos interessados.

Curso difunde a Libras e auxilia no aprendizado

A capacitação está de acordo com a Lei 10.426/2002 e o Decreto nº 5.626/2005, que estabelece o reconhecimento e divulgação de escalas e possibilita que o povo de Maricá seja educado de forma pública e gratuita. Essas políticas públicas promovem a inclusão social por meio do aprendizado de idiomas e auxiliam aqueles que desejam se especializar como intérpretes de Libra, uma profissão emergente.

Informações no site oficial aqui