A tecnologia da informação! Saiba tudo sobre uma profissão de sucesso!

Published by
Anderson Kochanski

De fato, mesmo ainda com a permanência da pandemia em todo o mundo, algumas áreas de atuação profissional conseguiram crescer e se manter em atividade. Nesse sentido, a tecnologia da informação tem um destaque especial e com certo prestígio.

Mesmo com todos os percalços no mercado de trabalho, no primeiro ano da pandemia, a tecnologia da informação superou tudo, principalmente pelo home office. A atividade nessa área, praticamente não sofreu impactos significativos, chegando a criar contratações pela demanda do mercado.

Sob o mesmo ponto de vista, é notório que as tecnologias estão presentes em todas as rotinas do ser humano. A grande maioria das pessoas, principalmente nas áreas urbanas, já não conseguem mais viver sem tecnologia.

A tecnologia da informação tem contato direto na rotina de cada um, desde o smartphone até no trabalho e nos hábitos da alimentação e da saúde. Acima de tudo, no trabalho é onde se comprova a impossibilidade de sucesso, sem usar um computador. A grande maioria das empresas, de qualquer tamanho, só conseguem trabalhar com eficiência, usando a tecnologia da informação.

Em vista disso, em qualquer situação, se usa uma ferramenta da tecnologia, seja de forma direta ou indireta. Desse modo, tornou-se indispensável no trabalho, tanto a adaptação de equipamentos da tecnologia da informação, quanto a presença de profissionais dessa área. Antes de mais nada, é vital a existência de profissionais com capacitação em tecnologia da informação em todos os segmentos de trabalho.

Em várias pesquisas, realizadas em diferentes níveis de comando, confirmou-se que vários cargos de tecnologia da informação (TI), tiveram um aumento significativo em contratações. Principalmente, aconteceu o aumento nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança digital e comércio eletrônico.

 

Sobre a tecnologia de informação e áreas de atuação

 

A princípio, é importante destacar que, os avanços na área de TI, estão cada vez mais, inovadores e impressionantes. Dessa forma, o uso da tecnologia da informação, independe totalmente do tamanho ou alcance de relacionamento de uma empresa. Assim, a necessidade e interesse ao mercado de tecnologia, cresce de forma progressiva e constante.

Antes de tudo, os processos de gestão com melhorias frequentes, com base na tecnologia da informação, possuem custos muito mais que os tradicionais. Essa é uma grande vantagem, que conquista empresas e pequenos negócios, sobretudo, os parceiros e colaboradores da área.

Em suma, são muitas as áreas de atividade e incidência da tecnologia de informação, pela versatilidade e demanda natural de mercado,

Programação

É o campo de atuação do desenvolvimento de softwares, usados por empresas, sites e pessoas, inclusive, para a manutenção desses produtos. Acima de tudo, um programador deve dominar o maior número de linguagens de programação possível (Javascript, Java, TypeScript, Python, PHP, Ruby, etc.). É muito importante, sobretudo, às empresas.

Suporte técnico

Este é um profissional fundamental para empresas, pela responsabilidade e cuidados com os computadores, a rede local e dos sistemas operacionais. Além disso, soluciona possíveis problemas do dia a dia. Porém, esse profissional da tecnologia da informação, também precisa estabelecer medidas preventivas, que evitem os contratempos.

Administração de banco de dados

Como uma das áreas de atuação da tecnologia da informação, esta é uma função que foca na proteção de informações. Um administrador de banco de dados é quem gerencia e monitora informações valiosas para as empresas. Entre várias funções, ele instala e configura centros de processamento de dados, faz backups periódicos e executa relatórios. Assim, deve dominar sistemas operacionais, bancos de dados e gerenciadores de modelos.

 

Mais áreas de atuação do profissional de TI

Qualidade de software

Acima de tudo, essa área tem relação com a qualidade do desenvolvimento de um produto de software. Nesse sentido, deve ter monitoração constante, focando em resultados que satisfaçam todos os pontos indispensáveis ao funcionamento. Os processos de desenvolvimento seguem normas de órgãos de relevância internacional, para ter nível de excelência em qualidade.

Em síntese, a qualidade de software garante a boa execução das suas funções e a segurança dos dados. Assim, evita erros de graves consequências. O profissional dessa área executa testes para identificar falhas no produto de software. Dessa forma, o profissional dessa área, deve

ter conhecimentos sobre linguagem de programação e ferramentas de automação, além de formação na área de TI.

Related Post

Programação mobile

Com a vinda em massa de dispositivos móveis, cada vez maior, essa profissão da tecnologia da informação teve uma alta demanda do mercado. Em consequência, a função de programador mobile obteve mais popularidade, se tornando bastante útil. Ele desenvolve aplicações para os aparelhos como smartphones, tablets e smartwatches.

A demanda das empresas desse profissional, envolve tanto para facilitar a comunicação com um cliente, quanto à utilização dos serviços da companhia pela mesma clientela.

Em resumo, um programador mobile precisa definir qual será a área de atuação, ou seja, isto é, para que tipo de sistema operacional, deseja desenvolver o seu trabalho. Como resultado, a lista de tecnologias deve englobar algumas linguagens de programação como, Java, Swift, JavaScript, C#, sobretudo, outras em demanda no mercado. Por outro lado, é fundamental para esse profissional, ter conhecimentos em interface (UI) e experiência de usuário (UX).

Por fim, são muitas as áreas de atuação em TI e com um mercado de trabalho muito favorável. Basta escolher a mais adequada ao seu perfil e interesses.

O crescimento e a importância da tecnologia no mercado

 

De fato, o mercado se tornou muito mais inovador e competitivo, com os recursos e o crescimento da tecnologia de informação nos últimos anos. Nesse meio tempo, os serviços online e dispositivos móveis ficaram mais modernos e, quase que, indispensáveis no dia a dia. São muitas as áreas da tecnologia que apareceram, inclusive, com excelentes aprimoramentos.

Dessa forma, os cursos de graduação e especialização se apresentam como o caminho ideal para a capacitação de bons profissionais. O motivo é a crescente demanda do mercado, sobretudo, pelos avanços nas técnicas de desenvolvimento e implantações de sistemas tecnológicos.

Em contrapartida, mesmo com as altas no mercado, se exige bastante a contratação de especialistas em tecnologia, que continua sendo uma necessidade das empresas. Por isso, é importante uma pós-graduação dos profissionais básicos de tecnologia da informação, para suprir as exigências nesse nível. Normalmente, os cursos de pós-graduação em TI, duram um ano, com carga média de 360 h. Da mesma forma, é importante cursar uma instituição com excelente credenciamento, para se ter um título de especialista recomendável.

Um dos maiores benefícios em TI é o trabalho remoto, o conhecido home office. Executar as obrigações que se demandam, na própria residência ou outro espaço de preferência, aumentam a autoestima pela confiança de uma empresa no trabalho do profissional. Todavia, no trabalho em home office, o profissional precisa solucionar sozinho, qualquer contratempo.

Ainda assim, se não há possibilidade do profissional em tecnologia da informação, realizar seu trabalho em casa, há possibilidades na flexibilização de horários. Eventualmente, várias empresas negociam e flexibilizam horários com muita facilidade.

Por fim, podemos ver que os trabalhos como freelancer, tem crescido bastante, sobretudo, para profissionais de programação e desenvolvedores. Com efeito, é uma ótima opção aos iniciantes que estão estudando.

Conclusões sobre a tecnologia de informação

 

Desde os tempos mais antigos, a trajetória do ser humano tem a marca da pesquisa e busca na comodidade e conforto das necessidades diárias. Assim, o mundo vem mudando, desde a invenção da roda até a tecnologia da informação. Tudo tem a ver com a ousadia pelo impossível e o desafio de limites para melhorar a rotina e curar todos os males.

Nesse sentido, pode-se afirmar que, quanto mais necessidades aparecem, mais ações e medidas precisam ter desenvolvimento e soluções. Assim, se faz de tudo para atingir o progresso do coletivo. Desse modo, a tecnologia se apresenta como uma das expressões máximas do ser humano. Constantemente, ela está imprimindo pela sua história, o esforço em ser um diferencial marcante.

Acima de tudo, na área da educação, a tecnologia veio para melhorar e facilitar o aprendizado dos alunos. Sobretudo, a internet e os equipamentos eletrônicos auxiliam fortemente, o acesso dos alunos aos vários conhecimentos. De maneira que, a importância da tecnologia de informação, precisa ter reconhecimento como forma de aprendizado, em todas as fases da educação. Atualmente, professores elaboram o plano de aulas com base no uso da tecnologia de informação e, usam para a prática de ensino fora de currículo.

A tecnologia de informação auxilia muito no acesso a quem vive longe de uma instituição de ensino. Com efeito, as aulas à distância não impedem um aluno de aprender e de melhorar a educação. Em consequência, acaba fazendo parte da relação, entre tecnologia e educação de inclusão

Vagas abertas onde fazer

  • Eixo Tecnológico: Comunicação Informação
  • Área de Tecnologia: Tecnologia da Informação
  • Modalidade: Iniciação Profissional

Quanto custa o curso

  • No Senai o custo e zero

O que preciso para fazer o curso no Senai

 

  • Ter 14 anos ou mais.
  • Conhecimentos básicos de informática e internet.
  • Fornece um microcomputador com acesso à Internet, velocidade mínima de 56 kbps, navegador Internet Explorer 4.0, Adobe Acrobat Reader e plug-ins Adobe Flash Player

Para quem é o curso e onde faço a inscrição

 

Alunos em formação profissional, diplomas de ensino médio, anos finais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e universidades que estão iniciando sua preparação para o mundo do trabalho.Jovens profissionais que desejam ampliar e atualizar seus conhecimentos. Para realizar seu cadastro acesse o site  www.ead.ms.senai.br  e boa sorte .

Anderson Kochanski

São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.

Recent Posts

Fazer um curso online! Tudo sobre a estrutura e a importância!

Atualmente, mudou a forma das pessoas se comunicarem, principalmente, quando se trata de estudar ou…

3 horas ago

Cursos gratuitos SENAI Blumenau

Os cursos gratuitos Senai Blumenau são considerados uns dos melhores de Santa Catarina, colaborando com…

17 horas ago

Home Office internacional! Trabalhar para os EUA em casa!

Eventualmente, já existia o trabalho em regime home office, contudo, não tão comum e tão…

1 dia ago

Estudar no exterior! Opção de curso online gratuito no exterior!

A princípio, para muitos jovens estudantes a ideia de estudar fora do país parece um…

2 dias ago

CURSO ONLINE E GRATUITO DE TECNOLOGIA PELO GOOGLE!

Nos últimos 10 anos a internet se tornou o maior auxílio no conhecimento e na…

2 semanas ago

Klabin técnicos em Celulose e Papel

Em parceria entre a Klabin e o SENAI, são oferecidos  para o curso técnico em…

2 semanas ago

Nosso site usa cookies.

Lei mais