O MEC tem vagas para curso voltado para beneficiários do Auxílio Brasil

Cursos online o MEC

Os beneficiários do programa Auxílio Brasil terão acesso a cursos gratuitos neste ano de 2022. A iniciativa visa a profissionalizar e aumentar a renda das famílias atendidas e pode gerar até 23,5 mil vagas neste ano.

Atualmente, o programa Qualifica Mais Progredir, do MEC em parceria com o Ministério da Cidadania, oferece cursos de microempreendedorismo individual (MEI). Eles acontecem presencialmente e duram 160 horas.

Para participar, os participantes do Auxílio Brasil devem ter no mínimo 18 anos, morar no país em que o curso é oferecido e ter o ensino fundamental completo.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Alagoas

Em Alagoas, o curso é ministrado pelo IFAL. São 1.300 vagas, sendo 800 no campus Maceió e 500 no campus Arapiraca. Os participantes receberão apoio financeiro para alimentação e transporte.

As inscrições estão prorrogadas até 14 de janeiro e devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no Campus Benedictino Bentes, para quem for de Maceió. Todos de Arapiraca deveriam ir para o campus desta comunidade.

Comprovante de residência, escolaridade e participação no Auxílio Brasil deverão ser apresentados no ato da inscrição.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil no Piauí

 

No Piauí, o mesmo curso (para MEI) é ministrado pelo IFPI no Campus Central de Teresina para 300 beneficiários e no Campus Dirceu Arcoverde para 25 beneficiários. As inscrições começaram no dia 3 de dezembro e se estenderam até 13 de janeiro.

Os alunos recebem uma bolsa de R $ 4 por hora frequentada, que pode chegar a até R $ 640. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário no site do IFPI e anexar os documentos exigidos no edital.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Minas Gerais

Em MG, o campus Montes Claros do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu 150 vagas para o curso MEI para beneficiários do Auxílio Brasil. Serão três turmas de 50 alunos cada nas seguintes localidades: Fundação Fé e Alegria do Brasil, Escola Municipal João Vale Maurício e Junta de Freguesia de Santa Luzia.

As inscrições estão abertas de 4 a 19 de janeiro. Os alunos recebem apoio financeiro e materiais para o curso.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil na Paraíba

Na Paraíba, o IFPB anunciou em dezembro que também participaria da iniciativa. As inscrições devem começar neste mês, mas a data exata ou o início dos cursos ainda não foram definidos.

Por enquanto, sabe-se que serão abertas 1.700 vagas, sendo 700 no campus João Pessoa e 500 no campus Campina Grande e 500 no campus Santa Rita.