Governo do Japão oferece bolsas de 100% para cursos de graduação e idiomas

Governo do Japao oferece bolsas de 100 para cursos de graduacao

A edição de 2022 do principal programa de bolsas de estudo do Japão, Mext (patrocinado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão) está parcialmente aberta para inscrições. Existem seis tipos de Bolsas de Matrícula Aberta: Graduação, Escolas Técnicas Superiores, Cursos Vocacionais, Formação de Professores de Ensino Fundamental e Médio, Língua e Cultura Japonesa.

O Japão oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais em todas as áreas do conhecimento. Há oportunidades para quem quer estudar engenharia, humanidades, direito e até negócios.

Todas as Bolsas Mext, além da isenção de mensalidades, também garantem passagem de ida e volta ao país, curso de japonês e valor de manutenção do estudante no país. Esse valor pode variar entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês dependendo do valor da bolsa e do local de residência do aluno. Estudantes de doutorado em cidades com o custo de vida mais alto tendem a receber as bolsas mais altas.

As inscrições devem ser feitas através dos consulados ou embaixadas japonesas no Brasil (nas cidades de São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre). Também é possível se inscrever por recomendação de universidades japonesas. As exigências são diferentes para cada modalidade, mas brasileiros com dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para essas bolsas.

Confira as modalidades de bolsas oferecidas e veja qual se encaixa melhor com o seu perfil.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.