Fazer um curso superior! Entenda toda a importância e resultados!

Published by
Anderson Kochanski

Acima de tudo, todo o ser humano precisa de aspirações e de objetivos para se sentir inserido num contexto social. Nesse sentido, qualquer concretização de um objetivo, traz a satisfação pessoal e a sensação de sucesso. Como resultado, pode-se ressaltar que, fazer um curso superior traz esse sentimento de posse das próprias capacidades.

Antes de mais nada, quando um indivíduo faz contato com uma instituição de ensino superior, deve perceber o quanto é fundamental esse aperfeiçoamento ao seu perfil profissional. Assim, acontece o desenvolvimento das habilidades para uma carreira de sucesso.

Do mesmo modo, uma faculdade exige um teor de dedicação, disciplina e responsabilidade. Muito além do próprio conhecimento especializado que adquire, o estudante aprende sobre o trabalho em equipe e proporciona o contato com profissionais da mesma área, aumentando a sua rede de conhecimentos. No futuro, quando se tornar um profissional formado, terá consciência do seu valor no mercado de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, tem sido bastante comum nos últimos anos, o questionamento a respeito do ensino superior, por muitos jovens e adolescentes. Do mesmo modo, a própria sociedade vem cobrando dos jovens, a necessidade de fazer um curso superior, logo após a concussão do ensino médio.

Em outras palavras, é nítida e compreensível a percepção dos pais e da sociedade, com as exigências do mercado e das próprias empresas, quanto aos profissionais mais qualificados.

 

A importância de fazer curso superior

 

Em primeiro lugar, fazer um curso superior não oferece somente a vantagem de maiores oportunidades no mercado de trabalho. Por consequência, a graduação propicia um salário maior e a possibilidade de crescimento constante. Do mesmo modo, possuir a graduação superior, estabelece ao estudante, o pré-requisito fundamental para fazer uma pós-graduação.

Fazer um curso superior, abre as portas para especializações, Mestrados e MBA, que permitem o maior crescimento na carreira. Sobretudo, concede o entusiasmo pelo trabalho, além disso, o indivíduo percebe o seu destaque, construindo uma vida profissional de sucesso.

Por outro lado, aos formandos em curso superior, existem várias opções no mercado de trabalho, que oferecem parceria com a instituição de ensino. Da mesma forma, ao fazer um curso superior, com foco no empreendedorismo, a graduação fornece o aprendizado especializado e as habilidades seguras ao próprio negócio.

De maneira idêntica, entre as vantagens de se fazer um curso superior, talvez a maior delas seja o ganho salarial. Possuir uma formação de ensino superior, traz reconhecimentos pela vantagem de uma melhor remuneração.

Recentemente, um órgão especializado do IBGE, constatou que o salário de um brasileiro com curso superior, está no índice de três vezes maior, comparado com empregados com o ensino médio. Além disso, a pesquisa mostra que o ganho mensal a quem tem ensino superior, está na média de R$ 5.500, contra R$ 1.727 aos que têm a educação básica.

 

Informações sobre uma graduação

 

 

A princípio, uma graduação é o nível de ensino que se segue após o nível do ensino médio. Com efeito, se considera o término do Ensino Médio, como a conclusão da Educação Básica no país.

De maneira que, pode-se entender que, uma graduação posterior em instituição de curso superior, concede ao indivíduo, um título universitário. Dessa forma, se usa o título de graduação para se referir a uma formação superior completa. Assim, fazer um curso superior, se obtém a prática de uma profissão e, sobretudo, permite uma vaga com maior expressividade e qualificada no mercado de trabalho.

Antes de mais nada, as instituições de ensino superior no país, são o caminho adequado para se obter um curso de graduação. No Brasil, por serem as instituições responsáveis pela graduação superior, se classificam em Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Em conformidade com a legislação brasileira, o MEC (Ministério da Educação) é o órgão nacional que autoriza o funcionamento e a abertura de um curso superior. Do mesmo modo, o MEC é o responsável pela avaliação da qualidade e funcionamento das instituições superiores, sobretudo, pela definição da carga horária de cada curso.

Enquanto, no ensino fundamental e médio, as vagas têm a garantia de gratuidade a todo e qualquer cidadão brasileiro, por meio da lei, no ensino superior é diferente. Não há vagas para todos. Em vista disso, a maneira que se adotou, na filtragem para o ingresso, em um curso superior, é o Vestibular. Desse modo, através do vestibular, que é um processo de seleção, se realiza uma prova de conhecimentos. As melhores notas selecionam e beneficiam os indivíduos aptos para fazer um curso superior.

Related Post

Sobre os formatos de graduação

 

 

No Brasil, com vários países, existem instituições de curso superior, mantidas pelo governo nas esferas de âmbito federal e estadual. Apenas, a seleção dos indivíduos se dá através do Vestibular, geralmente, com um pagamento de taxa básica e acessível a todos.

De maneira idêntica, não somente as instituições de caráter público, mas também, várias faculdades particulares oferecem a possibilidade de uma graduação. Entretanto, também é preciso fazer uma prova de vestibular e, se diferem das instituições públicas pelo pagamento de mensalidades.

Em suma, todos os cursos superiores no país, se classificam conforme uma titulação acadêmica, ou seja, o formato. Dessa forma, são divididos em Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado.

Na formação superior de Tecnologia de uma área, os cursos geralmente, possuem uma duração entre 2 ou 3 anos. Possuem disciplinas com um foco maior em estudos práticos, inclusive, com a formação profissional, com objetivo na atuação do profissional, em áreas mais específicos do mercado. A graduação de Tecnologia Superior tem maior destaque nas áreas de gestão e administração.

Com efeito, os cursos no formato de Licenciatura, possuem disciplinas que enfatizam fortemente, os conhecimentos específicos do curso e a prática pedagógica. Nesse sentido, fazer um curso superior de Licenciatura, se obtém o preparo profissional para atuar em sala de aula. A princípio, esses cursos superiores duram 4 anos.

Por fim, os cursos superiores de Bacharelado, apresentam disciplinas com ênfase maior em estudos mais abrangentes da área. Definitivamente, um Bacharelado engloba uma carga maior de teoria, que fornece assim, uma melhor formação profissional. Sobretudo, permite uma atuação mais ampla do profissional, ao fazer um curso superior. A duração é em média de 4 a 6 anos.

Informações sobre critério e custos de um curso superior

 

 

No país, existem muitas formas e diferentes critérios para fazer um curso superior. Assim, as várias formas de ingresso podem variar, conforme as regras de cada tipo de instituição. Com efeito, fazer uma intensa pesquisa, inclusive, fazendo contato com as instituições, para evitar a perda dos prazos de inscrição e provas.

Uma opção para quem tem renda baixa, é fazer um curso superior utilizando as últimas notas que teve no Enem, ou contar com os programas do Governo: Prouni, Fies e Sisu. No caso do Enem, a prova realizada em todo o país, a nota pode ser usada, tanto para programas do governo, quanto pelas instituições. Da mesma forma, é bem comum o uso da nota do Enem, nas faculdades privadas, que substitui seus vestibulares e garante a vaga de novos alunos.

No caso do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), é a plataforma com parcelamento a juros baixos, das mensalidades em faculdades privadas. O site do programa oferece uma forma de calcular a simulação de parcelas, onde se paga os encargos ao fim da graduação. Se utiliza também a nota do Enem.

Com relação ao PROUNI, o interessado em fazer um curso superior, precisa ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos. Pode-se conseguir bolsas de 50% ou 100%. Inclusive, em caso de bolsas parciais, pode-se financiar o restante com a ajuda do FIES.

Há a opção de se fazer um curso superior, com bolsas de estudos. Inclusive, bolsas de estudos com desconto nas mensalidades. Nesse caso, não se exige a prova de renda familiar para obter a bolsa. A inscrição é gratuita e se faz diretamente no site da instituição. Sobretudo, essas bolsas de estudo têm validade, tanto para cursos de graduação, quanto para os de pós-graduação.

Conclusões

Primeiro, se considerarmos a vida atual, com epidemia e crises econômicas em vários países, fazer um curso superior é indispensável ao mercado de trabalho. Nesse sentido, as empresas estão ainda mais exigentes, quanto à contratação de pessoas, buscando melhor qualidade do quadro funcional.

Sob o mesmo ponto de vista, os processos de contratação e manutenção dos seus funcionários exigem um gasto oneroso. Segundo economistas, o gasto anual de cada profissional na empresa, pode chegar ao triplo do seu salário. Visando o mínimo de erros e custos extras, é imprescindível que as contratações sejam precisas e acertadas, durante um cenário de crise.

Em síntese, para se entrar no mercado de trabalho, é bem mais importante se qualificar, ou seja, fazer um curso superior que atenda a demanda do mercado. Assim, num cenário de competição, o fato de investir em profissionalização de qualidade, é fato fundamental.

Leia também: curso gratuito de técnico de administração! Veja as várias opções!

 

Anderson Kochanski

São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.

Recent Posts

Home Office internacional! Trabalhar para os EUA em casa!

Eventualmente, já existia o trabalho em regime home office, contudo, não tão comum e tão…

10 horas ago

Estudar no exterior! Opção de curso online gratuito no exterior!

A princípio, para muitos jovens estudantes a ideia de estudar fora do país parece um…

1 dia ago

CURSO ONLINE E GRATUITO DE TECNOLOGIA PELO GOOGLE!

Nos últimos 10 anos a internet se tornou o maior auxílio no conhecimento e na…

2 semanas ago

Klabin técnicos em Celulose e Papel

Em parceria entre a Klabin e o SENAI, são oferecidos  para o curso técnico em…

2 semanas ago

A tecnologia da informação! Saiba tudo sobre uma profissão de sucesso!

De fato, mesmo ainda com a permanência da pandemia em todo o mundo, algumas áreas…

2 semanas ago

Senac Jundiaí Cursos Disponíveis

Embora 2020 tenha sido um ano completamente turbulento para muitos, 2021 é o ano para…

2 semanas ago

Nosso site usa cookies.

Lei mais