Estudar no exterior! Opção de curso online gratuito no exterior!

A princípio, para muitos jovens estudantes a ideia de estudar fora do país parece um sonho distante. À primeira vista, só se imaginam as dificuldades para estudar no exterior, aumentadas pela ansiedade e o pavor de se comunicar em outro idioma. Contudo, quando se pesquisa e se tem conhecimentos mais detalhados sobre a possibilidade, tudo fica bem menos preocupante.

Quando se tem informações reais para dar andamento na possibilidade de estudar no exterior, milhares de pessoas perdem o medo e controlam melhor as expectativas. Primeiramente, existem algumas maneiras de estudar fora do país, inclusive, nos dias de hoje, já se estuda pelo sistema EAD. Do mesmo modo, alguma entre essas formas de graduação conquistará um estudante interessado em estudar fora do país.

Nesse sentido, há os intercâmbios culturais, curso de idiomas, especializações e pós graduações, além de outras maneiras. Uma forma positiva pensar sobre a decisão de estudar fora, como uma grande oportunidade para conciliar a experiência de morar em outro país e, com isso, investir nos estudos.

Estudar no exterior fornece condições tão importantes como a aquisição de conhecimento, sobretudo, uma ampla visão da própria área de estudos de forma universal. Acima de tudo, auxilia um profissional a ter um desenvolvimento de competências multiculturais e aperfeiçoar a qualificação profissional. Definitivamente, estudar no exterior, proporciona o ganho de sucesso nas competições que acontecem no mercado de trabalho.

 

Sugestão de um curso online gratuito na Holanda

 

Antes de mais nada, além de ser uma nação da Europa, com excelente posição geográfica, a Holanda possui excelente qualidade de vida. É um país acolhedor e de grande acervo cultural. Do mesmo modo, a maioria das universidades possuem grande variedade de cursos superiores e pós-graduações no idioma inglês, que facilita a opção de estudar no exterior.

Assim, apresentamos a Wageningen University & Research, considerada a melhor universidade daquele país, que oferece cursos online e gratuitos. A princípio, mais de 27% dos estudantes dessa instituição são estrangeiros. Essa universidade consegue atrair muitos estudantes de outros país por oferecer seis bacharelados e mais de 30 mestrados em inglês.

Ofertas de cursos gratuitos e online

Os cursos estão à disposição através da plataforma edX. Há somente, um custo para o recebimento de certificado de conclusão oficial e para acesso a recursos extras, entre 80 e 150 euros.

Nutrição, Exercício e Esportes

Nível: Intermediário

Duração: 6 semanas

Ação Climática em Paisagens Biodiversas

Nível: Intermediário

Duração: 4 semanas

Turismo sustentável – Repensando o Futuro

Nível: Intermediário

Duração: 9 semanas

Economia Circular – Uma Abordagem Interdisciplinar

Nível: Avançado

Duração: 6 semanas

Economia e Políticas em uma Bioeconomia

Nível: Avançado

Duração: 4 semanas

Da mesma forma, além dessas ofertas, a Wageningen University & Research oferece diversidades nas opções de cursos online em formato MOOC (Massive Online Open Courses). É a única universidade da Holanda com especializações em alimentação saudável e meio ambiente, inclusive, sob o título de uma das melhores instituições de Ciências da Vida e Ciências Sociais do mundo.

       Site Oficial da Wageningen University & Research

https://www.wur.nl/en/Education-Programmes/online-education/MOOCs.htm

 

Formas para estudar no exterior

Em primeiro lugar, para decidir estudar no exterior, se deve planejar quesitos muto importantes. Primeiramente, procure fazer uma lista de países onde gostaria de estudar. Logo depois, investigue os sites de universidades nesses países, checando os cursos e, inclusive, os custos adequados ao seu alcance financeiro.

Do mesmo modo, uma pesquisa interessante é sobre o custo de vida e a cultura do país onde vai estudar. Sob esse ponto de vista, pode-se  comparar países onde, por exemplo, se tenha gratuidade para estudar, mas,  o custo de vida seja caro.

Uma das escolhas mais viáveis são as Bolsas de Estudos, como forma de redução de gastos e, além de tudo, estudar no exterior de graça. Porém, é necessária uma excelente preparação, pela competitividade. Geralmente, as bolsas para intercâmbio se baseiam em inúmeras formas de seleção. Há bolsas pelas atividades esportivas, necessidades econômicas, por mérito, etc. Nesse sentido, a melhor decisão deve se fundamentar na escolha do país, sobretudo, aliar essa escolha ao orçamento e poder financeiro.

Como opção, também se tem a opção em programas de trabalho voluntário no exterior. Igualmente, se pode trabalhar, estudar e, além disso, ganhar moradia e alimentação em troca desse trabalho. Nesse caso, se ganha experiência internacional e, sobretudo, aprendendo muito, além do idioma, as habilidades do novo trabalho.

Da mesma forma, os intercâmbios não costumam serem muito caros e possibilitam a opção de estudar no exterior. Se puder decidir essa opção, basta consultar sites especializados em intercâmbios e contar com a assessoria nesse processo.

Para fazer graduação na Alemanha, por exemplo, onde todos os cursos de graduação e doutorado são 100% gratuitos. A tradicional Sorbonne de Paris não cobra mensalidades, porém, se paga uma taxa de inscrição de €200. Na Áustria estudantes estrangeiros pagam de 1500 a 3100 reais por semestre.

 Vantagens de uma formação internacional

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que as empresas de hoje, procuram por profissionais com várias experiências de vida e criatividade na qualificação e capacidade operacional. Do mesmo modo, o fato de estudar no exterior, pode proporcionar muitas dessas qualidades em demanda. O mercado de trabalho não depende mais de currículos incríveis e com graduações impressionantes, mas, de gente que, além disso, seja inovador e carismático.

De fato, as melhores universidades do mundo estão no exterior e, por isso, estudar fora desenvolve, além do conteúdo altamente qualificado, o domínio de outro idioma. Dominar bem uma língua estrangeira é o resultado que determina sucesso aquém tem o privilégio de estudar no exterior. Dessa forma, se torna um grande diferencial para quem deseja alcançar cargos de alta posição em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Outra vantagem de estudar no exterior é que instituições de ensino superior estrangeiras, costumam oferecer metodologias de ensino com base na flexibilidade acadêmica. Em outras palavras, o aluno tem à disposição uma gama imensa cursos e matérias, possibilitando, inclusive, o estudo em duas faculdades ao mesmo tempo.

Acima de tudo, estudar no exterior, aumenta as capacidades de comunicação e interação pessoas, pela adaptação a várias situações sociais. Do mesmo modo, essa interação com outras sociedades de cultura diferente, transcende os limites do aprendizado acadêmico, trazendo novas qualidades à vida pessoal. É o diferencial que os recrutadores demandam nua competitividade do mercado.

Por fim, a valorização pelo mercado é inconteste para quem estuda no exterior. Atualmente, existem muitas empresas no país, que possuem programas exclusivos de recrutamento e seleção a quem estuda fora do Brasil. Em meio à situação crítica da economia, um jovem graduado no exterior, tem mais chances no mercado, sobretudo, pelo aperfeiçoamento da língua estrangeira e o conteúdo de networking adquirido.

 

Dicas básicas para estudar no exterior

Defina a intenção de estudar no exterior

Precisa centralizar seu interesse e planejamento. Decidir principalmente, que tipo de estudo pretende de acordo com seu interesse.

Sugestão de cursos e experiências no exterior:

Intercâmbio universitário de seis meses ou de um ano

Especialização

Pós-graduação: MBA, Mestrado ou Doutorado

Curso rápido

Turismo educacional (Mochilão)

Classifique o próprio perfil educacional

Fazendo uma autoavaliação, se pode ter a noção de ser um aluno muito bom ou de média intelectualidade. Procure pelos seus professores, para ter uma visão externa das suas capacidades, pois, eles têm o seu histórico e desempenho. Dessa forma, irá ter uma ideia do tipo de estudo adequado aos teus interesses.

Estabeleça a língua do país que irá estudar

Se o aluno pretende ficar muito tempo em outro país, é vital que estude o idioma desse local. Nesse sentido, é bom lembrar que, se exige um exame de qualificação do idioma, onde se vai estudar. Inclusive, as universidades internacionais possibilitam o estudo da língua.

Bolsas de estudo e outras formas de graduações.

Procure pesquisar muito e ler Editais sobre as Bolsas de Estudo internacionais, que estão à disposição anualmente. Há muitas ofertas pela Fundações, Agências Governamentais e Universidades. De fato, não se pode descartar nenhuma opção e, sobretudo, esteja com a documentação em dia, procurando preparar tudo que é solicitado. Investigue as instituições de ensino que oferecem atividades de seu interesse. Procure buscar informações em sites de organizações ou em fontes oficiais, sobre o ensino superior em instituições internacionais.

 

Fonte:

https://www.estudarfora.org.br/

https://www.universidadedointercambio.com/

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/

Published by
Anderson Kochanski

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação

Leia mais