
ENEM Digital 2020: Entenda Como Funciona
Pela primeira vez ao longo da história do ENEM a prova ocorrerá por meio digital. O que coloca muitos estudantes em posição de dúvidas.
Afinal, é uma novidade com a qual será preciso lidar para que seja possível conquistar a aprovação.
Neste ano, cerca de 1000 mil candidatos poderão optar por essa nova modalidade da prova. Se você tem dúvidas sobre como será o ENEM digital, continue lendo!
ENEM Digital: projeto piloto
Em 2020, o ENEM Digital será implementado como projeto piloto. O que significa dizer que é um projeto ainda em teste.
Essa novidade já havia sido anunciada anteriormente, uma vez que parte da iniciativa de digitalizar a prova por completo. Tendo como objetivo que o ENEM não tenha mais a versão impressa ao longo dos próximos anos.
Apesar disso, ainda são muitas as dúvidas a respeito do ENEM digital, o que fez com que muitos candidatos optassem pelo modelo tradicional de avaliação.
Estrutura idêntica
O ENEM digital tem a estrutura idêntica à prova impressa. O estudante irá receber os 4 testes objetivos com 45 questões cada, exatamente como ocorre na prova impressa.
Além disso, terá a redação que será mantida em papel. Para a redação o aluno receberá uma folha de rascunho e a folha oficial para que possa executar a prova tal qual os alunos que receberam apenas a versão impressa da prova.
O grande diferencial é que nos próximos anos esse projeto-piloto se tornará o único meio de aplicação do ENEM.
Justamente porque o objetivo é de que, a prova saia do campo analógico e seja ainda mais interativa. Utilizando vídeos, infográficos e incorporando vários tipos de questões que usam a tecnologia.
Assim, os alunos precisam ter a habilidade de correlacionar informações e de desenvolver pensamento lógico para obter uma pontuação excelente.
É preciso decidir na inscrição
As inscrições do ENEM começaram dia 11 de maio e seguem até dia 22 de maio. No ato da inscrição o candidato escolhe se prefere realizar a prova no modelo tradicional ou no digital.
Após concluir a inscrição o candidato não terá a possibilidade de optar por outro modelo de prova. Por isso mesmo, precisa fazer a opção com consciência. Sabendo que ambas as provas serão iguais esse ano, mudando apenas a forma de visualização da prova.
O valor da taxa de inscrição é de R$85, que é o mesmo para os dois modelos de provas. E ainda é o mesmo valor do ano anterior.
Os que estavam isentos no ano passado e não compareceram ao ENEM poderão solicitar a isenção da taxa esse ano. A novidade é benéfica para os estudantes de baixa renda que não teriam como pagar a taxa de inscrição.
Data da aplicação da prova
A data da aplicação da prova ainda é uma questão sendo discutida, devido à pandemia causada pelo covid-19.
Em entrevista cedida no dia 18 de maio, os representantes do Inep alegaram que a data do ENEM pode ser mudada.
Tendo em vista que ainda existem muitas questões em aberto. Justamente devido ao cenário de pandemia que o mundo vem enfrentando.
A depender de como estará a situação de saúde no país, o ENEM poderá ser adiado para preservar os candidatos.
Afinal, a prova reúne grande número de candidatos em espaços como escolas e faculdades. E aglomerações ainda estão sendo evitadas justamente por causa da disseminação de corona vírus.
Portanto, a data prevista que é de 1° e 8 de novembro para a versão presencial e 22 e 29 de novembro para aplicação da versão digital da prova podem ser adiadas. Tudo irá depender do sucesso do Brasil no enfrentamento da pandemia.
- Leia mais:
- Curso de SEO onde fazer
- Curso de Automaquiagem para profissionais da área
- Melhores Cursos Técnicos Online Gratuitos
Preparação em tempos de incerteza
É fundamental que os alunos aproveitem o tempo em casa devido ao afastamento social para continuarem estudando.
Mesmo sem contar com a presença de professores, é fundamental usar o que está disponível para se preparar da melhor maneira possível.
A internet é repleta de conteúdos gratuitos que podem fazer toda a diferença na sua aprovação. Se for possível dedicar parte do seu dia a assistir vídeo, aula, certamente isso irá esclarecer algumas de suas dúvidas.
Lembre-se de fazer exercícios durante a preparação, respondendo questões sobre os temas que está estudando.
Os exercícios ajudam a revisar o conteúdo e verificar seu grau de aprendizado a respeito dos temas. Contribuindo para que você perceba se está errando muito um conteúdo e revise a tempo.
Independentemente da pandemia, haverá ENEM 2020 por isso, a preparação não pode parar! Aproveite que está em casa para descansar e ter boas noites de sono.
Deixe o celular distante e continue focado nos estudos durante todo o dia. Assim, todo o conteúdo será aprendido e a sua performance no ENEM será positiva. Contribuindo para que você alcance seus objetivos e conquiste a vaga dos seus sonhos na universidade.