senac em 3 cursos oferecidos

Cursos profissionalizantes gratuitos! Ofertas no SENAC!

Atualmente, com toda a crise e, sobretudo, na persistência dos cuidados pela pandemia, as pessoas procuram por cursos mais rápidos e que possam habilitá-las para o mercado de trabalho. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes acabam auxiliando em muito a vida dos brasileiros. Inclusive, os cursos profissionalizantes gratuitos são as joias preferidas dos estudantes.

Uma qualificação profissional, definitivamente, prepara o aluno para desenvolver uma função em demanda no mercado e, por outro lado, direciona par uma possível carreira de trabalho. Com efeito, um curso profissionalizante incorpora um diferencial importante, principalmente, através da escolha da área de trabalho. Essa é uma escolha fundamental que irá enriquecer uma carreira de forma significativa.

Primeiramente, uma escolha correta da profissão que se deseja, depende exclusivamente, da afinidade que se tem com uma atividade profissional. Um profissional realizado no trabalho é aquele que ama o que faz. Acima de tudo, tendo o foco nesse pensamento, o interessado em iniciar uma profissão, poderá atingir seus objetivos finais com eficiência.

Por outro lado, deve-se ter em mente que, além dos objetivos pessoais, precisa conhecer a situação do mercado de trabalho. Nesse sentido, precisa avaliar a oferta de trabalho na área que escolher se profissionalizar. Dessa forma, pode prever as dificuldades ao ingresso no mercado.

Entretanto, realizar um curso profissionalizante tem suas vantagens. Mesmo após se formar, o aluno deve buscar a atualização com frequência, para enriquecer o currículo e garantir a estabilidade no trabalho. Como resultado, se tornará um profissional de relevância ao mercado de trabalho, inclusive, para a empresa que atua.

Em suma, cada opção pode levar a destinos profissionais diferentes. De fato, deve-se escolher bem e em sintonia com os objetivos e ter certeza da carreira que deseja.

Conhecendo mais sobre cursos que profissionalizam

A princípio, os cursos profissionalizantes se encaixam de forma bastante adequada, aos iniciantes que pretendem começar de forma mais rápida no mercado de trabalho. Qualquer modalidade dos cursos profissionalizantes possuem um grau de formação bem menor, em relação a uma graduação.

Do mesmo modo, esses cursos proporcionam uma interação maior entre a indústria e os trabalhadores que obtém a capacitação em demanda no mercado atual. Sobretudo, a maioria dos cursos profissionalizantes não exigem a conclusão do ensino médio. Dessa forma, abrem mais possibilidades a um leque maior de futuros profissionais.

Sob o mesmo ponto de vista, os cursos profissionalizantes têm o foco para o mercado carente de trabalho prático e diário, ao contrário da graduação, com foco na teoria e especialização de um profissional. Assim, o mercado procura candidatos que estejam prontos a assumir as funções em demanda. Através dos cursos profissionalizantes, aumenta a taxa de empregabilidade nas empresas.

Existem três modalidades de cursos profissionalizantes, os cursos livres, os cursos técnicos e os cursos de tecnólogos. Os cursos livres são os de qualificação e profissionalização específica. Inclusive, não dependem de escolaridade do ensino médio. Os cursos técnicos exigem a conclusão do Ensino Médio, e têm duração de um a dois anos. A princípio, são os cursos mais procurados por quem deseja entrar com rapidez no mercado de trabalho.

Os cursos de tecnólogo, são de nível superior, ou seja, oferecem uma graduação técnica onde se exige a conclusão do ensino médio. Ao contrário das graduações tradicionais, o aluno pode concluir esses cursos profissionalizantes em, no máximo, dois anos.

Em resumo, é importante conhecer as próprias intenções. Principalmente, saber se quer estar logo no mercado de trabalho, ou se deseja uma graduação com conhecimentos mais profundos.

 

Relevâncias e considerações de cursos profissionalizantes

De fato, houve um grande crescimento dos cursos profissionalizantes nas duas últimas décadas. Da mesma forma, esses cursos atraíram estudantes de várias idades e de todas as classes sociais. O maior diferencial na procura pelos cursos profissionalizantes, está na rapidez de admissão no mercado de trabalho.

Em comparação com os outros dois tipos de profissionalização, possui carga horária bem menor e a oferta de estágio maior, além de tudo, a rapidez no ingresso ao trabalho. Cursos técnicos duram mais tempo, ou seja, em torno de 02 anos e, os cursos de graduação, chegam até mais de 06 anos para se obter um diploma.

Apesar de, a maioria dos cursos profissionalizantes terem o foco numa atividade específica, eles incentivam o aluno a procurarem especializações após formados. Do mesmo modo, são bastante acessíveis e com custos bem mais baixos na comparação com as graduações. Porém, a maior vantagem é a imensa oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, em parceria entre governo e instituições de ensino por todo o país.

A princípio, os cursos profissionalizantes não têm a autorização do MEC (Ministério da Educação), entretanto, os alunos recebem um Certificado de conclusão, geralmente, reconhecido e aceito por empresas do mercado de trabalho. Como resultado, o mercado de trabalho emprega profissionais com cursos livres, como pessoas com preparo específico para as funções exigidas na indústria, comércio e serviços em gerais.

Por outro lado, pela enorme quantidade de cursos profissionalizantes disponíveis no país, além de iniciantes, se tem a presença de quem já está no mercado e quem procura por mais conhecimentos. Quem está no mercado, procura mais qualificação para enriquecer tanto o trabalho, quanto o próprio currículo, sobretudo, encontrar um novo emprego.

 

Cursos gratuitos no SENAC-Ponta Grossa-PR

Antes de mais nada, o SENAC é uma das maiores instituições do país, que oferece, constantemente, ótimas oportunidades em cursos profissionalizantes através da excelente estrutura. Presente em todo o território brasileiro, o SENAC, oferece vários cursos, inclusive, no sistema EAD. Além disso, são cursos de curto até longo prazo, sobretudo, cursos que podem ser gratuitos ou pagos.

Desde a sua criação, o SENAC se destacou uma das melhores opções para a qualificação ou o aperfeiçoamento de pessoas, com foco no mercado de trabalho.

Atualmente, estão à disposição, cursos profissionalizantes na unidade do SENAC, para a cidade de Ponta Grossa, no Paraná, e também para os habitantes da região dos Campos Gerais. São cursos profissionalizantes de boa aceitação no mercado, cuja consulta está à disposição para início imediato.

A princípio, o SENAC dispõe cursos em qualquer unidade dos estados brasileiros. Entretanto, para se inscrever nos cursos disponíveis para a região de Ponta Grossa, é possível realizar a inscrição, através do formulário online no site do Senac, selecionando a unidade da cidade.

https://ead.senac.br/cursos-por-area/gratuito

Acima de tudo, para participar do processo seletivo dos cursos que o Senac de Ponta Grossa oferece, basta apenas acessar o site, solicitar o formulário de inscrição e escolher o curso. É importante checar a disponibilidade do curso, pelo Edital que fornece as informações sobre os cursos para início imediato.

Encontram-se cursos nas áreas de Hotelaria e Turismo, Gestão e Negócios, Gastronomia, Design e Tecnologia da Informação, além de outras com bastante aceitação o mercado de trabalho.