Fazer um curso online! Tudo sobre a estrutura e a importância!

fazer um curso online
fazer um curso online

Atualmente, mudou a forma das pessoas se comunicarem, principalmente, quando se trata de estudar ou se especializar em alguma coisa. Sobretudo, quando se trata de ampliar os conhecimentos, a primeira sugestão é sobre um curso online. Por causa da modernidade nas interações humanas, o próprio vocabulário de cada nação no mundo, se transformou com o uso dos termos mais diferentes possíveis.

A princípio, o termo online não é mais de domínio da sua língua de origem. Nesse sentido, a língua inglesa determinou o uso de vários vocábulos, para quase tudo que se refere à comunicação entre países, até dentro de cada região do mundo.

A internet definitivamente globalizou todas as formas de comunicação e interligou pessoas, de forma direta e muito rápida. Nada mais impede a comunicação entre pessoas que possuem acesso à internet. Antes de mais nada, a maioria dos termos em inglês, que se usa na comunicação digital, são frequentes e compreendidos pelo grande público.

Com todo esse peso de comunicação, estar online ou fazer um curso online, não é mais uma expressão estranha ou difícil de entender.

Desse modo, a internet possibilitou a todos aprender sobre tudo, onde quer que esteja. Com efeito, hoje as informações estão disponíveis mais do que nunca. No Google, a maior plataforma de pesquisa e interação social do mundo, se pergunta e se obtém qualquer informação, inclusive, sobre assuntos que ninguém ousaria perguntar pessoalmente.

Por isso, o sucesso de um curso online é compreensível e claro. Com qualidade e facilidade de acesso, estudar pela internet transformou o dia a dia e a vida das pessoas.

A origem de um curso online

Primeiramente, até os anos 90, quando alguém dizia que pretendia fazer um curso, se imaginava um local e a rotina de estudar de forma regular, em horários determinados.

Raramente, uma minoria de pessoas procurava pelos famosos cursos por correspondência. Podia estudar recebendo o material e conteúdo de algumas especialidades, através do correio. Em suma, o aluno fazia a inscrição por correspondência, pagava uma taxa pelo curso e, dessa forma, recebia em casa material como livros ou apostilas. Por fim, após concluir as atividades, devolvia pelo correio novamente.

Com a chegada e popularização muito rápida da internet, tudo teve uma aceleração impressionante. Inclusive, com o surgimento de blogs e mídias sociais, qualquer um pode divulgar opiniões e ideias sobre um assunto específico. Assim, fazer um curo online, significou estar ligado pela internet a todo e qualquer ganho de conhecimentos.

origem de um curso online
Origem de um curso online

Em contrapartida, com essa imensa carga de informações, ainda assistimos o aumento da sede por conhecimentos, através de um curso online. De fato, um curso online acelera todo o processo que envolve, inscrição, pagamento ou não de taxas, obtenção de conteúdo e, sobretudo, o recebimento de certificado.

Por outro lado, a confiabilidade se tornou o requisito mais importante, pelo aumento significativo de milhões de pessoas online e o número de páginas da web disponíveis,

Nesse sentido, ficou difícil saber sobre idoneidade e segurança, sobretudo, distinguir entre uma estratégia de vendas e uma informação segura e confiável. Recentemente, as pessoas começaram a procurar por informações com conteúdos mais confiáveis, inclusive, preocupadas em ganhar uma valorização maior na vida profissional e pessoal.

Como resultado, vemos muitas empresas no cenário atual, preocupadas com a demanda de interesse de crescimento dos funcionários, procurando fornecer melhores condições para isso. Desse modo, revisam conteúdos organizados e colocam à disposição de pesquisa e conhecimento.

Um curso como caminho de crescimento

 

A princípio, por definição, um curso online se realiza à distância, sem exigir a presença física e diária do aluno em horários exatos. Dessa forma, as instituições de ensino ofertam plataformas tecnológicas específicas para a realização das aulas e de outras atividades.

À primeira vista, um dos maiores focos em fazer um curso online é o caminho para ganhar um emprego. Da mesma forma, se aprimora as habilidades e melhora o desempenho de quem já está em Escola. De maneira idêntica, muitas pessoas procuram um curso online para iniciar o próprio negócio.

Entretanto, a maior vantagem de um curso online é a oportunidade de estudar no horário e local que quiser. Sobretudo, com os custos mais baixos, em relação ao estudo tradicional, de forma presencial. Há ainda, em grande oferta, os cursos online totalmente gratuitos.

 

Efetivamente, em um curso online, é indispensável o acesso à internet para realização do estudo. A princípio, a grande maioria dos cursos oferecem um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente se encontram ferramentas de apoio para facilitar o estudo à distância. O conteúdo do curso pode conter textos, vídeos e animações, inclusive, alguns deles ofertam o reforço com exercícios, e fóruns e chats para interação e intercâmbios.

caminho de crescimento
Caminho de crescimento

Em resumo, um curso online, normalmente, apresenta uma linguagem simples e moderna, que consegue atender de forma prática e acessível a qualquer aluno. Nesse sentido, consegue proporcionar um processo de aprendizagem interativo, dinâmico e acessível a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.

Os cursos online se tronaram uma grande tendência, inclusive por facilitarem o acesso ao ensino superior. Em comparação, nos anos 80 era comum a formação por correspondência, que não tinha devida valorização do mercado de trabalho, como se dá hoje, a um curso online.

 

As vantagens de se fazer um curso online

Acima de tudo, com toda a modernidade e com a constante implementação tecnológica pelos provedores de ursos online, fazer um aprendizado nesta forma é sinônimo de sucesso. Aproveitar essa tendência de efetuar um curso online, pode garantir uma formação de qualidade. Da mesma forma, propicia um aumento nas chances ao mercado de trabalho, sobretudo, pela flexibilidade do tempo, para ganhar conhecimentos.

A flexibilidade, talvez seja o quesito mais importante no momento de convencer a fazer um curso online. Frequentemente, é bem difícil encontrar complicado um curso na instituição tradicional, de forma presencial, com os horários adequados ao horário de trabalho. Sobretudo, que não atrapalhem até mesmo, a rotina da vida pessoal.

vantagens de se fazer um curso online
vantagens de se fazer um curso online

Inclusive, os problemas ficam maiores, quando a distância da Escola tradicional incomoda o deslocamento de casa até o estudo, ou ainda, oferece desgaste pessoal e físico.

Em vista disso, todas essas dificuldades desaparecem em um curso online. O aluno assiste as aulas, quando e onde quiser. Pode fazer s estudo num fim de semana, pelo celular ou no PC. O lugar e o horário ficam à disposição do aluno.

Do mesmo modo, a acessibilidade é outra vantagem. Com efeito, pela diferença em comparação com os cursos presenciais tradicionais. Nesses, o custo é alto por exigir, manutenção de professores, a estrutura dos espaços e material atualizado. Em vista disso, as mensalidades são maiores. As escolas online sempre custam muito menos. Oferecem material digital, conteúdo de qualidade, e professores especializados, que não exigem altos pagamentos por longas jornadas de trabalho.

Por fim, um curso online pode, definitivamente, ofertar um diploma com graduação de peso. Atualmente, um curso de graduação online tem o mesmo valor e reconhecimento que um curso similar da modalidade presencial. Obviamente, é necessário se certificar sobre a devida regulamentação pelo Ministério da Educação (MEC).

 

As melhores sugestões para realizar um curso online

 

Primeiramente, é básico saber que um curso online se faz única e exclusivamente, pela internet. Seja para uma graduação, cursos de extensão, cursos livres ou de graduação. De maneira idêntica, cada curso tem características como duração, metodologias, tempo de oferta do conteúdo e métodos de avaliação.

curso online

Do mesmo modo, pela essa versatilidade de acesso, são várias modalidades de cursos, disponíveis no mercado. Entre todos, pode-se citar os cursos livres, os mais procurados para aperfeiçoamento profissional e horas complementares na faculdade. Geralmente, os cursos online ficam à disposição, 24 horas por dia. Desse modo, se pode fazer um curso onde e quando desejar. Existem cursos online gratuitos que oferecem certificado de conclusão válido em todo o território nacional que podem ser usados para comprovar seus novos conhecimentos.

                                Alguns sites de cursos online e gratuitos e com certificado

Fundação Estudar

A Fundação Estudar disponibiliza online e gratuitamente o curso CC50, um curso online de Ciência da Computação de Harvard, no Brasil.

fundação estudar
Fundação estudar

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem 12 cursos online gratuitos com certificação. Os temas são vários como, Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística e Logística de Programação.

senai
Senai

Escola Virtual do Governo

A Escola Virtual do Governo oferece um curso online, como foco em diversas temáticas ligadas ao setor público, como Gestão de Políticas Públicas, Governo Digital e Recursos da União. Normalmente, todos os cursos nesta plataforma são online e gratuitos, sobretudo com certificado.

O site abaixo (link) oferece mais de 60 opções, onde se pode estudar online, de forma gratuita e com certificação idônea.

escola virtual do governo
Escola virtual do governo

https://www.napratica.org.br/

Acima de tudo, em uma época onde o distanciamento social e o isolamento são medidas importantes, desenvolver habilidades e ganhar conhecimento pela internet é uma ótima opção.

 

Fonte:

https://www.ead.com.br/

https://blog.descola.org/

https://www.ginead.com.br/

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.