Cursos online do Sebrae atingirão 2,5 milhões de matrículas em 2022

Os cursos online do Sebrae atingiram 2,5 milhões de matrículas no ano de 2022. O número mais que dobrou em 2019, antes da pandemia, quando foram feitos 1,1 milhão de cadastros. Em 2020 a instituição recebeu 2,5 milhões de registros e esse recorde foi batido 2021. O Sebrae oferece um catálogo de mais de 250 cursos que podem ser reservados online, gratuitamente, em computador, tablet ou até mesmo em um celular por meio do aplicativo Sebrae.

Somente este ano, 50 novas opções de cursos foram introduzidas. Os mais populares são gestão financeira com 235.000 cadastros, marketing digital com 172.000 cadastros e gestão de pessoas com 132.000 cadastros. O Analista de Gestão de Soluções do Sebrae Rodrigo Estrela explica que a busca por essas áreas reflete o atual cenário socioeconômico. Finanças e marketing digital são áreas muito sensíveis, especialmente devido à pandemia e todos os desafios que ela colocou para os empreendedores, diz ele.

Quer saber onde fazer o seu curso no Sebrae? Separamos abaixo para cada area:

Segundo o analista, os números mostram que o ensino a distância é uma tendência persistente, assim como a busca por conteúdos que possam melhorar o desempenho digital das micro e pequenas empresas. Há quatro anos tínhamos cerca de 400 mil matrículas por ano, a pandemia e o isolamento social tornaram a educação online uma alternativa bastante viável. O Sebrae reconheceu isso e se firmou como um verdadeiro apoiador dos empreendedores em um momento difícil, diz.

A digitalização da economia foi outra mudança estimulada pelo momento em que vivemos. Quem já tinha o seu negócio no universo online teve que melhorar, e quem não precisou correr para chegar lá, Estrela observa e relata que o Sebrae tem uma equipe de pessoas focadas em novos conteúdos e soluções que são exigidas pelas micro e proprietários de pequenos negócios. Este ano publicamos notícias sobre preços de produtos, comportamento empresarial em crise e educação para o empreendedorismo.

Os cursos oferecidos pelo Sebrae podem ser atendidos em intervalos de 15 a 30 dias. Em 2021 a taxa de graduação chegou a 61%, em 2019 foi de 54%. A adesão positiva ao conteúdo, segundo Rodrigo Estrela, reflete a qualidade e objetividade do conteúdo. Quando você considera que esses cursos são gratuitos, gratuitos e sem compromisso, essa é uma porcentagem muito boa. As pessoas se inscrevem, desistem do trabalho e voltam para fazer mais, diz ele.

Público majoritariamente feminino

 

Outro fato interessante sobre a formação oferecida pelo Sebrae é o aumento das matrículas do público feminino. As mulheres empreendedoras são mais propensas a procurar cursos online. Em 2021 havia 1,6 milhão de mulheres empreendedoras querendo aprofundar seus conhecimentos e 805 mil homens inscritos. Em 2019, essa diferença não foi tão grande quando havia 689 mil mulheres e 475 mil homens matriculados nos cursos.

Rebeca Ramos é uma das mulheres empreendedoras que visita e recomenda os cursos online do Sebrae. Como proprietária e sócia da @OdoyaMusadoMar, marca de moda praia e fitness para todos os corpos, a empresária conta que já realizou vários treinos. É meu primeiro negócio, então procurei bastante ajuda do Sebrae, principalmente com finanças e gestão. Já participei de vários cursos e gosto de acompanhar as novidades no app do Sebrae, conta.

Com a proposta de criar e costurar moda praia para todos os tamanhos, Rebeca revela que o negócio que abriu em março deste ano está indo muito bem. Para 2022 ela gostaria de continuar realizando treinamentos online e buscar uma conversa pessoal com o Sebrae para coordenar alguns processos internos de vendas. Já estruturamos o encantamento e atendimento, assim como os perfis nas redes sociais, mas acredito que sempre podemos melhorar. O apoio do Sebrae é fundamental nessa jornada, conclui.