Cursos gratuitos online mec

Cursos gratuitos online com certificado reconhecido pelo MEC

Todo curso realizado pode oferecer um certificado, porém apenas cursos técnicos e de graduação ou pós-graduação oferecem certificado reconhecido pelo MEC.

Isso por que para a realização de cursos profissionalizantes, também chamados de cursos livres, ou cursos de curta duração, não há necessidade de abertura de processo de certificação do MEC.

A certificação por tanto é reservada a cursos de longa duração. Que contem com pelo menos 180 horas de duração.

Para saber se o curso que você pretende fazer possui certificação reconhecida pelo MEC, é necessário definir primeiro se este é um dos cursos que se enquadra ao tipo que exige certificação.

Se o seu curso for profissionalizante, o ideal é cursá-lo em uma escola reconhecida, pois assim seu certificado terá peso no mercado de trabalho.

Leia também:Cartão de crédito Inter conheça mais sobre ele!

Cursos técnicos devem obrigatoriamente ter reconhecimento do MEC, por isso se o seu curso for técnico não há necessidade de preocupação, pois ele é reconhecido.

Ainda assim, é aconselhado que o aluno busque sempre uma escola de renome, ou então faça uma busca pela instituição pelo sistema do MEC através do site www.mec.gov.br, e verifique a qualificação do curso segundo a nota atribuída pelo ministério.

Todos os cursos reconhecidos pelo MEC possuem uma nota que vai de insuficiente a até 5, sendo que cursos com nota 2 são considerados regulares, com nota 3 são considerados bons, nota 4 são ótimos cursos e nota 5 são cursos de qualidade excelente.

Evite escolas que possuam média inferior a 3, sendo sempre preferível nota 4 no MEC. Escolas com nota 5 não são fáceis de encontrar, sendo que até mesmo em universidades públicas conceituadas como a USP, muitos cursos não atingem esta média.

MEC oferta novas oportunidades de qualificação profissional a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *