CURSO TÉCNICO TÊXTIL SENAI: SAIBA ONDE ENCONTRAR

A indústria têxtil e de vestuário está sempre em busca de novos profissionais, que devem ser criativos e ter facilidade para se adaptar às novas tecnologias. Uma das opções de estudo para quem deseja ocupar as vagas no setor é o curso de Técnico Têxtil do Senai, sobre o qual vamos comentar a seguir.

Os cursos técnicos têm se tornado uma das melhores opções para se inserir no mercado de trabalho de maneira mais rápida. Em muitos casos, os estudantes conseguem o tão sonhado emprego mesmo antes de concluírem a qualificação, principalmente em setores de grande demanda.

E quando falamos em ensino técnico logo nos lembramos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, uma das maiores instituições profissionalizantes do Brasil, que oferece qualificações conforme as demandas da área em que está presente.

 

 TÉCNICO TÊXTIL

CURSO TÉCNICO TÊXTIL SENAI

No caso do curso Técnico Têxtil, uma das cidades em que ele está disponível é São Paulo, mais especificamente na Escola Senai Francisco Matarazzo, instalada na região do Brás, conhecida pelo comércio de roupas.

Quem participa desse curso técnico do Senai SP adquire conhecimentos que permitem atuar no planejamento e coordenação de processos de fiação, malharia, tecelagem e beneficiamento, assim como no controle de atividades relacionadas a tais processos e na criação de novos produtos e processos têxteis.

O curso ensina também a atuar na padronagem, malharia, acabamento e tintura dos tecidos, realizando testes e controle de qualidade com o objetivo de assegurar as características dos produtos.

Como a área têxtil é responsável por abastecer o mercado da moda, que está sempre aquecido e em busca de novidades, não faltam vagas de emprego para Técnico Têxtil, cujo trabalho influencia diretamente na produção de itens para atender aos desejos do cliente.

O profissional encontra oportunidades em indústrias de confecção do vestuário, ateliês de costura, empresas de desenvolvimento de produtos e nos segmentos de tecidos para o lar e tecidos para automóveis, entre outros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

indústria têxtil

Ao longo do curso você terá contato com diversas disciplinas, abrangendo conhecimentos sobre processos produtivos, fiação, tecelagem e beneficiamento, entre outros temas, divididos em três módulos:

MÓDULO BÁSICO

  • Comunicação Oral e Escrita
  • Fundamentos Físicos e Matemáticos Aplicados aos Processos Têxteis
  • Processos Produtivos Têxteis

MÓDULO ESPECÍFICO

  • Ensaios Têxteis
  • Fiação
  • Malharia
  • Tecelagem
  • Beneficiamento
  • Custos
  • Gestão dos Processos Têxteis

MÓDULO FINAL

  • Planejamento dos Processos Produtivos Têxteis

A duração é de 1.500 horas/aula, e as aulas acontecem na Rua Correia de Andrade, 232, Brás, na capital paulista.

INSCRIÇÕES

Sabia que o curso Técnico Têxtil é gratuito no Senai São Paulo? Para começar a frequentar as aulas você precisa ser aprovado no processo seletivo da instituição, que acontece semestralmente. As inscrições são recebidas através do site www.sp.senai.br/processoseletivo.

O

É necessário estar cursando a partir do 2º ano ou ter concluído o ensino médio para fazer esse curso gratuito.

  • Maiores informações a respeito da qualificação podem ser obtidas por meio do telefone (11) 3312-3550 ou pelo e-mail secretaria107@sp.senai.br.

Quer saber se esse curso é oferecido na sua cidade? Basta procurar a escola Senai mais próxima para conferir a oferta na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FGTS

X