CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA A DISTÂNCIA COM CREA

O campo de atuação do profissional da área do Técnico em eletrônica é dos que aparece em constante expansão. Este fato se deve à evolução dos meios eletrônicos e digitais durante as últimas décadas e esta evolução é constante, desta forma, caracterizando este segmento como um dos que mais oferece oportunidades de trabalho.

Porém, não há possibilidade para ingresso em nenhuma oportunidade que representa este ramo do mercado de trabalho, se o interessado ou profissional não encontrar a qualificação adequada – e este dado é igual a diferentes níveis de atuação em eletrônica. Assim, uma das oportunidades mais indicadas a estes profissionais é a realização de um curso a distância, devido ao caráter dinâmico que este tipo de formação pode oferecer.

A qualificação que é ministrada por meio do sistema de ensino virtual oferece possibilidades mais flexíveis a quem a realiza, pois o aluno pode conciliar os estudos ou outras atividades acadêmicas ou profissionais, bem como, a possibilidade de desenvolver o programa educacional partindo de diferentes localidades.

 

 

REGISTRO NO CREA

A maioria dos cursos de eletrônica que são ministrados a distância oferecem a qualificação necessária em quem deseja ou precisa do registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Este título é opcional, pois, não é exigido por todas as empresa ao exercício da profissão, entretanto, algumas empresas de diferentes segmentos que empregam profissionais deste setor podem solicitar o registro de acordo a suas políticas internas.

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA A DISTÂNCIA COM CREA

Este fato ocorre especialmente em empresas de grande porte, como as que atuam em grandes pólos industriais, ou exercem atividades na prestação de serviços relacionados à eletrônica a estas empresas.

Neste caso, ou se o profissional simplesmente desejar o registro – mesmo que de formas independente do vínculo empregatício – para que obtenha o reconhecimento por parte do conselho é necessário que se realize um curso técnico em eletrônica, ou um curso de formação superior. É importante lembrar que a mesma exigência é feita aos profissionais que desenvolvem atividades nos demais segmentos pertencentes ao CREA.

Assim, cabe ao profissional avaliar com o devido critério a instituição escolhida a realizar sua formação, sempre questionando todos os aspectos do curso que é oferecido, o objetivo de entender se a escola oferece a certificação válida para efetuar o requerimento do registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

 

O MERCADO DE TRABALHO

As oportunidades a quem realiza sua formação neste segmento, se apresentam de forma bastante efetiva fazendo que a procura por qualificação esteja em constante crescimento.

O profissional poderá atuar indústrias de diversos setores, em empresas de projetos elétricos, companhias de manutenção, de instalação e montagem; em diferentes concessionárias de energia elétrica e de telefonia presentes em todo o território nacional, em hospitais, instituições financeiras e de telecomunicações, como e em emissora de televisão e transmissão digital via satélite.

Há também a possibilidade de atuação no desenvolvimento de projetos a todos estes setores da economia; o que compreende também a montagem e a instalação de equipamentos eletrônicos em linha de produção, assim como as atividades de manutenção preventiva de máquinas. Para tanto, algumas das características do profissional técnico em eletrônica é a habilidade no desenvolvimento de cálculos, o raciocínio lógico, a efetiva capacidade de concentração, a paciência e a curiosidade, o grande senso de disciplina e principalmente, o interesse por novas tecnologias.

 

ONDE ENCONTRAR A QUALIFICAÇÃO

As escolas oferecem um programa educacional com certificação válida para requerimento do CREA, entretanto, é indispensável que o aluno questione a instituição de interesse quanto ao programa desenvolvido para certificação no CREA.

 

Instituto Monitor – São Paulo: A escola, localizada na região central da capital paulista oferece curso no ensino a distância aformação de técnico em eletrônica. Mais informações:http://www.institutomonitor

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA A DISTÂNCIA CREA

 

CTA Eletrônica – São Paulo: O curso técnico em eletrônica eu acontece no sistema EAD, a escola está com inscrições abertas para início em 2012. Todas as informações em: http://www.ctaeletronica.

 

ECID – Educação Continuada Internacional a Distância – São Paulo: A escola da capital paulista oferece o curso online, duração total de 9 meses, cada mês referente a um módulo de ensino.   informações: http://www.cursoseletronicaindustrial

 

Cursos Virtuais.Net: A escola oferece cursos que são ministrados exclusivamente a distância e o aluno pode seguir o procedimento ao ingresso no curso técnico em informática por meio do endereço eletrônico: http://www.cursosvirtuais.net/ .

 

Instituto Universal Brasileiro – São Paulo: A sede na capital, a escola apresenta seu curso técnico em eletrônica a distância e todas as informações, os interessado está em seu endereço eletrônico: http://www.institutouniversal

 

ARTH Informática – São Paulo: Os interessados em realizar este curso online podem efetuar sua inscrição, pois a escola localizada na cidade de Itanhaem está com matrículas abertas. Todas as informações na página: http://www.inform4tica

 

SOCIESC – Educação e Tecnologia – Santa Catarina: A instituição que possui algumas unidades em diferentes cidades catarinenses oferece o curso técnico em eletrônica no sistema de ensino a distância, a carga horária total de 1.600h. Mais informações: http://www.iesc.org.br/ .