Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves!

aviao

Geralmente, a duração de um curso técnico de manutenção de aeronaves é de 02 anos em média. O aluno de um curso técnico nessa área, se prepara para realizar o diagnóstico das condições do grupo moto propulsor. Isso tem relação com os defeitos na aeronave e, além de tudo, tem a capacidade de indicar correções a serem feitas para garantir segurança.

O técnico de manutenção de aeronaves, pode compreender os aspectos teóricos com relação à conservação e ao funcionamento dessas máquinas voadoras. A princípio, esses cursos são de menor duração que os cursos superiores. Além disso, podem ser realizados de modo presencial ou no sistema EAD, com formação reconhecida e diplomada, válida em todo o território nacional.

 

Informações Gerais sobre o Curso técnico de manutenção de aeronaves

O curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, normalmente se direciona a pessoas que já concluíram o ensino fundamental e estão cursando no momento o ensino médio. Por outro lado, de acordo com a ANAC, para ser um técnico em manutenção de aeronaves é necessário concluir o curso a nível tecnológico, em dois anos. Além de tudo, escolher uma das áreas de atuações previstas.

O objetivo de um curso técnico de manutenção é elaborado de maneira a oferecer aos alunos, conhecimentos bastante necessários dos diferentes tipos de motores de aeronaves em geral, como helicópteros, aviões, etc.

O aluno, acima de tudo, recebe capacitação para manusear sistemas de pressurização, de hidráulica, ar condicionado, inclusive, a fuselagem de aeronaves. Sobretudo, após a realização do curso, o aluno terá que obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos, emitido pela Agência de Aviação Civil. É uma exigência para atuar legalmente na profissão.

Curso Técnico
Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves

Conteúdo da grade de estudos do curso Técnico

Antes de mais nada, é importante observar no site da instituição que escolher, a grade curricular do curso técnico de manutenção de aeronaves, para realizar o curso. Mesmo o curso tendo regulamentação do MEC, apesar disso, algumas disciplinas podem ser diferentes entre as instituições.

Grade curricular básica do curso 

        Aerodinâmica, Desenho Técnico de Aeronaves, Eletricidade, Inglês Técnico, Gestão de Pessoas, Legislação Ambiental Aplicada, Primeiros Socorros, Regulamentação da Aviação Civil, Segurança de Voo, Segurança do Trabalho na Aviação, Inspeção de Motores, Remoção e Instalação de Motores, Sistemas de Lubrificação e Refrigeração do Motor, Teoria e Construção de Motores de Aeronaves, Oficina de Hélice, Sistema de Combustível do Motor, Operação e Manutenção do Motor, além de outras ciências dessa área.

Sobre a Inscrição no Curso Técnico  

Alguns sites de instituições que oferecem esse curso técnico exige uma escolaridade mínima de Ensino médio ou, então que os alunos estejam matriculados a partir no 2º ano do Ensino Médio ou cursos equivalentes.

No entanto, outros sites oferecem o curso para quem já concluiu apenas o Ensino Fundamental.

Normalmente, a inscrição se realiza através de um formulário online, onde o aluno preenche todas as informações sobre formação escolar e documentação de identificação. Logo depois, o aluno comparece para as aulas, conforme as mesmas informações estabelecidas no formulário da inscrição.

Agora, nesses tempos da pandemia, a maioria das instituições está disponibilizando aulas de forma presencial e semipresencial para todos os cursos técnicos.

Fonte:cursos.sesisenai.org.br

Luiz Alberto Silva
Técnico, Designer, Personal Stylist, Cerimonialista de eventos e Redator de língua portuguesa