Aprender a costurar! Tudo sobre um nobre trabalho!

Ao mesmo tempo, a costura, em que muitas profissões morreram temporalmente devido à ação das ferramentas tecnológicas, ainda é uma obra de necessidade humana. Pensando nisso, aprender a costurar é uma das habilidades mais gratificantes, mesmo em um mundo tão tecnologicamente avançado.

Pode não parecer importante, contudo, a tarefa de idealizar e entender as formas do vestuário em uma visão tridimensional, não é uma ação tão simples. Um aprendiz de costura precisa adquirir vastos conhecimentos a respeito da ideia de vestir um corpo aliados aos princípios básicos da costura.

A princípio, se considerarmos aprender a costurar, em um nível mais elevado, as dificuldades aumentam. Uma vez que, um design de roupa com formas mais complexas deve exigir um nível maior de habilidade e experiência. Aprender a costurar é como aprender uma arte e, dessa forma, torna-se um trabalho artesanal e, em consequência, de rentabilidade efetiva no mercado.

Em síntese, manipular tecidos e saber cortar em moldes exatos, além de tudo, costurar com precisão e habilidade, torna um profissional de costura necessário para um vasto mercado de trabalho.

Primeiramente, aprender a costurar não é apenas o manuseio da agulha e fio, muito menos manipular uma máquina de costura. Atualmente, uma costureira ou alfaiate (costureiro) pode escolher trabalho em várias vertentes dessa arte. Por exemplo, trabalhar fazendo peças sob medida, confeccionando peças de enxoval ou de decoração, sobretudo, trabalhando nas indústrias de vestuário ou da Moda como profissional específico de uma área.

Atualmente, a costura é a base para inúmeras funções e ofícios. Do mesmo modo, usa-se a costura em apliques, trabalhos em lona e na arte do patchwork.

A importância de aprender a costurar

A princípio, é preciso definir o ato de aprender a costurar, como uma tarefa de precisão artesanal. Em primeiro lugar, aprender a costurar deve ser definido como uma tarefa manual. Definitivamente, é um trabalho que exige paciência, foco e dedicação. Porque transformar um tecido em uma peça de roupa é muito mais do que cortar e juntar peças. Nesse sentido, trata-se de concluir uma obra que vai desde a execução de um projeto de vestuário até a exposição pública dessa obra.

De fato, a atuação desse profissional, sejam como autônomo ou empregado, é uma função que aquece um setor com faturamento anual de bilhões. Assim, a indústria da moda está entre as que mais crescem no mundo, pela ação de uma profissão talentosa. Acima de tudo, pela criatividade de estilistas, que surgiram pela iniciativa de aprender a costurar.

A princípio, muitos profissionais ainda preferem trabalhar de forma autônoma, pela maior rentabilidade e atendimento mais pessoal. Por isso, muitos interessados procuram apenas a capacitação básica para aprender a costurar e trabalhar em casa.

Entretanto, o mercado oferece muitas vagas de trabalho na área de costura. Somente na cidade do Rio de Janeiro, abrem-se mais de 500 novas oportunidades todo o ano, o que define uma oferta muito maior do que a demanda.

Assim, aprender a costurar pode resultar em oportunidades, em muitas opções de atuação no mercado de trabalho. Como exemplo, várias lojas, costumam contratar profissionais de costura, para realizar ajustes pequenos em peças de vestuário, para melhor atender a clientela.

Por outro lado, nas empresas grandes de confecção da moda, há uma boa demanda em todas as fases do processo de fabricação de roupas. Em Ateliês e Boutiques, que produzem peças exclusivas e sob medida, uma costureira ou costureiro pode ganhar até R$ 2.500, 00 mensais pelo trabalho.

Conheça a história da moda e da costura

 história da moda e da costura

Com efeito, tanto a moda, quanto o vestuário, são uma fonte interessante de pesquisa através da história das sociedades no tempo. Sob o mesmo ponto de vista, pode-se notar como se formou e evoluiu a sociedade brasileira, conhecendo a mudança nos estilos de vestimentas ao longo da história do nosso país. É possível perceber, inclusive, a influência no vestuário no Brasil, motivada pelas diferenças regionais e de comportamento da sociedade.

No início de tudo, o modelo europeu veio com os portugueses, trazendo todos os padrões em uso no Velho Continente. Em resumo, a influência européia no vestuário, trouxe a cultura de identificação de pessoas, pela classe social, inclusive, determinando origens de raça, genealogia e territorialidade. Os trajes no Brasil Colônia, identificavam se a pessoa era rica ou pobre, ou ainda, se tinha título (nobreza) ou apenas boa situação econômica.

Mais tarde, com o advento da República (1889), os brasileiros passaram a adotar roupas mais leves e práticas. Logo depois, tais novidades foram aparecendo nos trajes como saias mais curtas, decotes e a extinção de armações e espartilhos.

Do mesmo modo, na Revolução Industrial, período marcante da história, a costura e confecção deixaram de estar apenas nos lares e ateliês, com a produção de tecidos por maquinários e com as máquinas de costura.

Hoje, um profissional da costura está nas grandes confecções, além dos ateliês e em casa. Faz reparos, roupas sob medida e criações famosas. Por fim, são os responsáveis por realizar e completar a ideia do designer de roupas e, dar forma ao trabalho do modelista.

Dessa forma, aprender a costurar atualmente, é também fazer arte de um universo imenso da moda. Em suma, é nítida a importância de um profissional de costura, no mercado indispensável que é o vestuário.

 

Sugestão de cursos para aprender a costurar

 

 cursos para aprender a costurar

Para aprender a costurar, é fundamental investir em capacitação, sobretudo, para se destacar no mercado de trabalho e aumentar a lucratividade financeira.

Nesse sentido, é necessária muita dedicação em uma profissão que exige precisão e habilidade. Por mais que, as máquinas estejam cada vez mais modernas, é preciso saber usar todos os seus recursos, para ter um diferencial na competição do mercado.

Sugerimos abaixo, alguns cursos com opinião de excelência no mercado.

Costureira Aprendiz

É um curso bastante didático, com objetivo de facilitar o ensino, inclusive, na experiência básica de como ligar uma máquina de costura, para quem quer começar aprender a costurar desde o início.

cursosnotadez.com.br/

Costura de Sucesso

Este é um curso de corte e costura online, com um conteúdo mais completo e profundo. Oferece um conhecimento a nível mais profissional, com ótimo material e conteúdo. Nesse sentido, pode-se aprender a costurar, com várias técnicas de costuras como Bordado e Modelagem, inclusive, técnica de modelagem em manequim.

minhamodadigital.com.br/

Conserto Sem Segredos

Sugerimos este curso, com teor mais específico, com foco para quem quer aprender a costurar e trabalhar no conserto de vestuário. Do mesmo modo, embora muitas pessoas não concordem, o conserto de roupas é sim uma excelente forma de começar na costura, pela experiência e visão desse universo.

www.maricosturaecia.com.br/consertos

 

Acima de tudo, realizar um curso de corte e costura, é uma maneira de ganhar conhecimentos sobre a profissão. Aprender a costurar em um programa de qualificação profissional, auxilia um estudante a reconhecer os vários e específicos tipos de tecido.

Além de tudo, se aprende a preparar , escolher o tipo de agulha e, sobretudo, executar acabamentos de qualidade à mão e nas máquinas modernas de costura.

Temos  para você um extraordinário

Curso de Corte e Costura Online totalmente  gratuita!

O curso é dinâmico, dicas de mudança de vida são adequadas para estudantes que desejam horas extracurriculares e pessoas que procuram uma nova profissão, para você poder ter uma renda extra.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer o Curso de Costura. Então corra, porque é totalmente gratuito, online e é certificado e válido em todo o Brasil.  www.fbvcursos.com

A oportunidade que faltava agora esta aqui em suas mãos, isto mesmo isto é para quem quer realmente aprender um curso de corte e custura! Sabia que conhecimento nunca é demais nos dias atuais quem tem muita atualização, concorda?

 Conheça um curso de Corte e Costura aqui 

CURSO ONLINE DE CORTE E COSTURA
CURSO ONLINE DE CORTE E COSTURA

Venha agora mesmo! Aqui  você pode  se inscrever no site  de ensino e depois venha contar como foi seus estudos obrigados. www.fbvcursos.com 

Conheça os vídeos de corte e custura do canal,Costura & Cia Com Mari tenho certeza que vai gostar muito, sempre tem muitas novidades.

Vamos começar o curso  abaixo as Aulas “Costura & Cia Com Mari” :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.