Curso de Fisioterapia: saiba mais sobre essa graduação!

O curso de fisioterapia é buscado pelas pessoas que desejam se tornar profissionais na área de atuação, ajudando na prevenção e reabilitação da capacidade física das pessoas. Um fisioterapeuta realiza sessões de terapia que servem para tratar as lesões e doenças das pessoas, através das massagens e outras técnicas.

Quando chegam ao final do curso, os graduandos de fisioterapia estão qualificados para realizar os diagnósticos e executar o tratamento fisioterapêutico adequado devido problemas que podem ser causados por conta da má-formação, vício na postura ou devido a acidentes.

Esses profissionais devem compreender qual é o sofrimento das pessoas, além de suas dificuldades, e também devem desenvolver uma boa comunicação com os seus pacientes e familiares, conversando sobre as características essenciais que dizem respeito às sessões de terapias.

Com o diploma em mãos, os graduandos podem seguir diferentes ramos da fisioterapia, como desenvolver suas atividades em hospitais, entrar em um consultório ou em clínicas particulares. Claro, existem muito mais opções para seguir com a formação em curso de fisioterapia.

O que é o curso de fisioterapia?

Através do curso de fisioterapia, os estudantes têm acesso à formação profissional em uma das áreas mais bem sucedidas da atualidade. Os fisioterapeutas promovem a reabilitação de seus pacientes através da aplicação de técnicas terapêuticas especializadas para cada situação. Com as sessões de fisioterapia, os pacientes podem obter uma melhoria significativa na capacidade física deles.

O trabalho que esses profissionais exercem em seu dia a dia são, basicamente, realizar o diagnóstico do problema de seus pacientes e indicar o melhor tratamento para o seu caso, baseando-se na estrutura corporal deles e no histórico médico que eles possuem.

Através do curso de fisioterapia, as pessoas têm acesso a uma formação humanista, crítica, generalista e reflexiva, permitindo que os estudantes dessa área possam atuar em diferentes ramos da área da saúde. E, mesmo que o foco de atuação seja nos principais hospitais de atendimento, os fisioterapeutas também possuem outros setores para atender os pacientes.

Como é a carreira do fisioterapeuta?

A fisioterapia é uma profissão regularizada dentro de nosso país. Sendo assim, para que possa exercer a profissão, os graduandos devem obter o seu registro através do Crefito. Esses profissionais irão atuar na área de recuperação dos movimentos físicos de seus pacientes, auxiliando na prevenção e no tratamento de possíveis lesões e acidentes.

E antes que os pacientes sejam direcionados para as sessões de fisioterapia, os profissionais realizam o diagnóstico ideal para o seu caso. Para que escolha a melhor opção de tratamento, os fisioterapeutas fazem uma análise de seus laudos médicos e, também, observam os movimentos dos pacientes para que possam identificar os pontos de dor.

As técnicas utilizadas para o tratamento das lesões, acidentes e tratamento são baseadas em exercícios, massagens ou tratamentos de calor ou frio. As principais áreas que um graduando em curso de fisioterapia sã:

  • Fisioterapia Desportiva
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Indústria de Equipamentos
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Saúde Preventiva

Essas são algumas das principais áreas de atuação que um profissional de fisioterapia pode seguir.

Como funciona o curso de fisioterapia?

É muito comum que os estudantes dos cursos de fisioterapia possam concluir o curso dentro do período de 5 anos, sendo seguida pela maioria das instituições de ensino superior disponíveis no país. Na grade curricular do curso, os estudantes irão obter conhecimento em diferentes áreas, tais como biologia, fisiologia, anatomia e saúde pública.

Os graduando também têm a opção de seguir diferentes ramos da fisioterapia, além da possibilidade de se especializar em alguma das opções disponíveis ou fazer uma pós-graduação. Em grande parte dos casos, os estudantes obtêm conhecimento através das aulas práticas.

Como funciona a pós-graduação em fisioterapia?

Assim como em qualquer outra profissão, os fisioterapeutas também precisam continuar obtendo novos conhecimentos. E, para isso, os interessados em garantir mais conhecimento na área, investir na pós-graduação é a melhor opção. Quando os estudantes continuam em uma pós-graduação, eles também estão aumentando as suas chances dentro do mercado de trabalho.

Além dos hospitais, esses profissionais também podem atuar em clínicas particulares, realizar atendimento nas residências de seus pacientes ou outras especializações na área. O curso de fisioterapia tem duração média de 10 meses, com a possibilidade de realizá-lo através da EAD ou ensino à distância.

Os profissionais podem se especializar nas seguintes áreas da fisioterapia:

  • Quiropraxia
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia Gerontológica

Todas essas especializações são para atuar em diferentes áreas, basta escolher a que melhor te representa.

Qual o valor de uma faculdade de fisioterapia? 

O valor que os estudantes terão de desembolsar ao optar por um curso de fisioterapia pode variar muito. E isso vai depender, unicamente, da instituição de ensino que você se matricular. Caso opte por estudar em uma instituição de ensino superior que apresenta maior qualidade e respeito no mercado, o valor da mensalidade pode ser alto.

Sendo que, em alguns casos, os estudantes devem pagar R$2 mil de mensalidade.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.