Curso de Encanador Industrial Senai

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ministra cursos de Encanador Industrial onde os profissionais são preparados para montagem de tubulações, entre muitas outras atividades. Obtendo a formação neste curso é possível atuar em diversas frentes de trabalho, como: estaleiros, plataformas de exploração de petróleo, refinarias e indústrias de uma forma geral.

O Encanador Industrial pode trabalhar de forma interna quanto externa, o curso ainda reforça a necessidade de conhecer e aplicação das normas de segurança do trabalho, mitigando o risco de acidentes de trabalho, além da utilização correta dos equipamentos de segurança, conhecidos como EPI (Equipamento de Proteção Individual) para garantir a integridade do profissional.

Curso de Encanador Industrial SENAI

O Curso de Encanador Industrial está com inscrições abertas, será ministrado pelo SENAI em diversas unidades espalhadas pelo Brasil. A duração do curso está em torno de 560 horas dependendo da unidade escolhida para início do curso, está diretamente voltado para qualificação profissional.

Leia também : CURSO DE SERRALHEIRO SENAI , Curso de Educação Ambiental

 

No curso de encanador será ensinado sobre como instalar e como manter sistemas tubulares industriais, estando de acordo com as normas técnicas, regulamentadoras e ambientes cabíveis à profissão. Normas de segurança básica e segurança do trabalho.

Como realizar a matrícula no curso de Encanador Industrial

A pré matrícula deve ser realizada diretamente no site do SENAI, logo após você tem até 48h para se apresentar na unidade do SENAI pretendida para início do curso para que a matrícula possa ser efetuada. Ainda no site do SENAI você pode reservar uma vaga na turma pretendida, basta clicar na aba “Próximas turmas” para abrir a programação completa do curso, liberando assim a opção de “Reservar Vaga”, onde você irá fornecer seus principais dados, de acordo com a solicitação do site.

Para realização da matrícula do curso de Encanador Industrial, veja abaixo quais são os documentos necessários para realização da matrícula para que o ingresso ao curso possa ser realizado:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento / Certidão de casamento
  • Foto 3×4
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de residência

Para os documentos listados acima deverão ser apresentados a cópia (xerox) e os documentos originais.

Curso de Encanador Industrial Senai
Curso de Encanador Industrial Senai

Conteúdo do Curso de Encanador Industrial

Para o módulo básico, o curso possui disciplinas de cunho geral como Matemática Aplicada à Mecânica e disciplinas específicas de cunho introdutório, como: Iniciação à Tecnologia de Construção de Estruturas Metálicas, Fundamentos de Medição Industrial entre outras disciplinas. Já para o segundo módulo, onde começam as disciplinas específicas, teremos: Tecnologia de Materiais e Acessórios e Noções de Soldagem e Corte Térmico. Também serão ministrados aulas sobre Construção e Manutenção em Tubulação além de outras disciplinas tão importantes quanto.

Cabe lembrar que todo o curso, em todos os módulos tem como objetivo demonstrar a importância da aplicação das normas de segurança do trabalho, para que cada vez mais possa ser mitigado o risco de acidentes no ambiente de trabalho.

Trabalhar de acordo com as normas técnicas exigidas pelos órgãos reguladores é de suma importância, tanto para o profissional responsável bem como para a empresa que estará contratando aquele profissional, visto que existem sanções e multas rígidas as indústrias. Se você gostou do artigo, compartilha com mais amigos, ficamos agradecido tenha bons estudos …