Curso-de-Controle-de-qualidade-de-uma-empresa

Curso de Controle de qualidade de uma empresa


Muitas pessoas desejam estudar e se formar em um curso técnico de controle de qualidade de uma empresa, pois hoje em dia as empresas estão contratando somente profissionais qualificados, que estejam em busca de aperfeiçoamento profissional e um dos cursos que está sendo muito solicitado por alunos e é uma das áreas em que há uma escassez nas indústrias é o curso de controle de qualidade Senai.

O Senai é uma instituição de ensino que trabalha com a oferta de cursos industriais e é onde podemos encontrar o curso de controle de qualidade SENAI. Para saber mais sobre esse curso, trouxemos algumas informações sobre o mesmo abaixo.

 

CURSO DE CONTROLE DE QUALIDADE

 

Esse curso tem como objetivo fazer com que os profissionais se tornem aptos para executar atividades que tenham ligação com auditoria e com o controle de produtos e sistemas, tais como a sua melhoria tende em vista a qualidade do serviço e produto.

Esse curso traz os seguintes conteúdos programáticos: comunicação, Técnica de Intelecção de Texto, Técnicas de Elaboração de Textos, Editor de Texto, Editor de Apresentação, Técnicas de apresentação, Rede Mundial de Computadores, Pesquisa, Desenho Técnico, Materiais, Metrologia, Qualidade, Princípios de gestão, norma NBR ISO 9001, ferramentas, filosofias e metodologias da Qualidade, Custos da não qualidade, Técnicas e Ferramentas do Sistema Toyota de Produção, Planilha eletrônica, Administração Organizacional.

 

Planejamento e estratégia, sistemas de medição: tipos, procedimentos para avaliação, procedimentos para verificação do sistema de medição, diretrizes do sistema de medição por variáveis, curva de desempenho de dispositivo de medição, dispositivo de medição por atributo, procedimentos de proteção e acondicionamento de equipamentos. Tipos de registros dos sistemas de medição.

Monitoramento da Eficácia do Processo por meio de Controle Estatístico do Processo, Monitoramento da Eficácia do Processo por meio de pré-controle: gráfico do Farol, Monitoramento do desempenho do produto por meio de inspeção, FMEA, PPAP, manual da qualidade, documentos, registros, diagnósticos de ações de melhoria, mecanismos para detectar falhas, estudo de viabilidade do plano de melhoria, plano de ação e monitoramento, liderança, Administração de Conflitos, Condução de Reuniões, Entrevistas, Avaliação de Desempenho: Análise de conhecimento técnico e perfil de comportamento, negociação, auditoria, princípios da auditoria e do auditor, gerenciamento do programa de auditoria, atividades de auditoria, preparo das atividades da auditoria, condução de atividades de auditoria no local. O curso tem duração de 900 horas.

 

INSCRIÇÕES CURSO DE CONTROLE DE QUALIDADE SENAI

Interessados em se inscrever, poderão aproveitar a oportunidade e acessar o link  mundosenai para mais informações quanto ao processo seletivo.

O que é controle de qualidade?

O controle de qualidade  é um processo através do qual uma empresa procura garantir que a qualidade do produto seja mantida ou aprimorada com erros reduzidos, ou nulos. O controle de qualidade exige que a empresa crie um ambiente no qual a gerência e os funcionários busquem a perfeição. Isso é feito treinando a equipe, criando referências de qualidade e testando os produtos para verificar variações estatisticamente significativas.

Um aspecto importante do controle de qualidade é o estabelecimento de controles bem definidos. Esses controles ajudam a padronizar a produção e as reações a problemas de qualidade. Limitar a margem de erro especificando quais atividades de produção devem ser concluídas e qual o pessoal reduz a hipótese de que os funcionários se envolvam em tarefas para as quais não possuem treinamento adequado.

Como funciona o controle de qualidade

controle-de-qualidade-senai

 

O controle de qualidade envolve o teste das unidades e a determinação se elas estão dentro das especificações do produto final. O objetivo do teste é determinar quaisquer necessidades de ações corretivas no processo de fabricação. Um bom controle de qualidade ajuda as empresas a atender às demandas dos consumidores por melhores produtos.

O teste de qualidade envolve cada etapa do processo de fabricação. Os funcionários geralmente começam com o teste de matérias-primas, retiram amostras ao longo da linha de fabricação e testam o produto acabado. O teste nas várias etapas da fabricação ajuda a identificar onde um problema de produção está ocorrendo e as etapas corretivas necessárias para evitá-lo no futuro.

O controle de qualidade usado em uma empresa é altamente dependente do produto ou da indústria. Na fabricação de alimentos e medicamentos, o controle de qualidade inclui a garantia de que o produto não deixa o consumidor doente; portanto, a empresa realiza testes químicos e microbiológicos de amostras da linha de produção. Como a aparência dos alimentos preparados afeta a percepção do consumidor, os fabricantes podem preparar o produto de acordo com as instruções da embalagem para inspeção visual.

Na fabricação de automóveis, o controle de qualidade se concentra na maneira como as peças se encaixam e interagem, garantindo que os motores operem de maneira suave e eficiente. Em eletrônica, os testes podem envolver o uso de medidores que medem o fluxo de eletricidade.

 

As técnicas de controle de qualidade

Existem vários métodos para medir o desempenho do controle de qualidade. Um gráfico de controle de qualidade é um gráfico que mostra se os produtos ou processos amostrados estão atendendo às especificações pretendidas – e, se não, o grau pelo qual eles variam dessas especificações. Quando cada gráfico analisa um atributo específico do produto, ele é chamado de gráfico uni variado. Quando um gráfico mede variações em vários atributos do produto, é chamado de gráfico multivariado.

Os produtos selecionados aleatoriamente são testados para o atributo ou atributos fornecidos pelo gráfico. Uma forma comum de gráfico de controle de qualidade é o Gráfico de Barras X, onde o eixo y no gráfico rastreia o grau em que a variação do atributo testado é aceitável. O eixo x rastreia as amostras testadas. A análise do padrão de variação descrito por um gráfico de controle de qualidade pode ajudar a determinar se os defeitos estão ocorrendo aleatoriamente ou sistematicamente.

O Método Taguchi de controle de qualidade é outra abordagem que enfatiza os papéis de pesquisa e desenvolvimento, design de produto e desenvolvimento de produto na redução da ocorrência de defeitos e falhas nos produtos. O Método Taguchi considera o design mais importante que o processo de fabricação no controle de qualidade e tenta eliminar variações na produção antes que elas ocorram.

PRINCIPAIS TAKEAWAYS

 

  • O controle de qualidade (CQ) é um processo através do qual uma empresa procura garantir que a qualidade do produto seja mantida ou aprimorada com erros reduzidos, ou nulos.
  • O controle de qualidade envolve o teste das unidades e a determinação se elas estão dentro das especificações do produto final.
  • O controle de qualidade usado em um negócio é altamente dependente do produto ou da indústria, e existem várias técnicas para medir a qualidade.

O papel dos inspetores de controle de qualidade

Os inspetores de controle de qualidade protegem o consumidor de produtos defeituosos e a empresa de danos à sua reputação devido a processos de fabricação inferiores. Se o processo de teste revelar problemas com o produto, o inspetor tem a opção de corrigir o problema, devolvê-lo para reparos ou etiquetar o produto para rejeição. Quando surgem problemas, o inspetor notifica os supervisores e trabalha com eles para corrigir o problema.

Mundo senai com vagas gratuitas

Leia mais
X