CURSO-DE-ALMOXARIFE-SENAI

CURSO DE ALMOXARIFE SENAI

➧ O que faz uma pessoa que trabalha no almoxarifado?  Antes de começar nosso artigo veja este video !

➧ O setor de Almoxarifado é um dos mais importantes das empresas, pois consiste no lugar destinado à armazenagem de mercadorias e produtos. Existem várias capacitações para quem quer trabalhar nessa área, e uma das mais procuradas é o curso de Almoxarife Senai.

Disponível em vários estados, esse curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial prepara novos profissionais para atuar no setor, sendo os responsáveis por receber, identificar e conferir produtos e materiais, registrando todas as movimentações de entrada e saída.

A qualificação é oferecida na modalidade de Aprendizagem Industrial, cujo público-alvo está nos jovens com idade a partir de 16 anos e que já tenham concluído o ensino fundamental. Ele também pode ser encontrado na modalidade de cursos livres, conforme a região. Tem também no site  site 24horas

CURSO DE ALMOXARIFE SENAI

✔ CURSO DE ALMOXARIFE SENAI

O curso de Almoxarife do Senai prepara os alunos para programar e gerenciar o recebimento de materiais, mediante apresentação da documentação fiscal do inventário físico, e para armazenar materiais e produtos, atualizando os registros de localização no almoxarifado.

Além disso, o profissional também fica responsável por receber, coletar e endereçar materiais, gerando relatórios periódicos para a gerência da empresa. Como está por dentro do estoque, ele pode ainda ter a função de fazer as solicitações de ordem de compras de produtos em falta.

Ou seja, apesar de, aparentemente, ser uma profissão simples, o cargo de Almoxarife requer conhecimentos específicos e uma boa capacitação para que a função seja desempenhada corretamente, contribuindo para o bom andamento do negócio.

Como praticamente toda indústria possui um almoxarifado, independente da área de atuação, quem obtém o diploma do Senai tem inúmeras possibilidades de conseguir emprego. Além do segmento industrial, o Almoxarife encontra vagas também em centros de distribuição, empresas de logística, transportadoras, grandes varejistas, supermercados e lojas de médio e grande porte.

Outra possibilidade está no ramo de construção civil. Há até um curso específico para a área, o de Almoxarife de Obras, que também é ministrado pelo Senai.

✔ CONTEÚDO

O curso de Almoxarifado do Senai tem carga horária que pode variar de 160 horas/aula a 800 horas/aula, dependendo da modalidade. De maneira geral são abordados temas como:

  • Armazenagem
  • Fundamentos da Logística
  • Gestão de Estoque
  • Iniciação ao Desenvolvimento de Equipes
  • QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
  • Recebimento de Materiais

✅ No caso do curso de Almoxarife de Obras, a grade disciplinar é um pouco diferente:

  • Fundamentos para a Construção Civil
  • Planejamento e Organização do Trabalho
  • QSMS – Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho
  • Materiais, Máquinas, Ferramentas e Equipamentos de Construção
  • Diretrizes para Almoxarifado de Obras
  • Métodos e Técnicas para Recebimento de Materiais, Máquinas, Ferramentas e Equipamentos
  • Métodos e Técnicas para Armazenamento e Conservação de Materiais, Máquinas, Ferramentas e Equipamentos
  • Métodos e Técnicas para Distribuição de Materiais, Máquinas, Ferramentas e Equipamentos
  • Métodos e Técnicas para Desmobilização do Almoxarifado

✔ ONDE FAZER

💭 Tem o site 24horas

Curso de Almoxarifado, você aprenderá técnicas para manter o ambiente de Almoxarifado seguro e organizado, além de conhecer procedimentos fundamentais para ter sucesso nesta profissão.

Tudo isso será mostrado de forma dinâmica e de fácil compreensão, através de vídeo-aulas e tutores virtuais que garantem a interatividade durante o curso. Você também terá acesso às apostilas do curso, disponíveis para baixar no próprio site. Ao final, receberá o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.  Cadastro no site 24horas

✔ Curso para o Senai 

Na modalidade de Aprendizagem Industrial, o curso de Almoxarife é oferecido gratuitamente pelo Senai São Paulo nas cidades de Itu, Matão, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sertãozinho.

Os interessados em ingressar na qualificação devem participar do processo seletivo realizado pela instituição, a cada semestre. As inscrições podem ser feitas no site  mundosenai  aqui confira.

 

Leia também:Cursos gratuitos e online são lançados pelo INSS (com nova plataforma!)

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FGTS

X