Como estabelecer uma atividade de trabalho pós Pandemia Mundial.

A pandemia mundial ocasionou sérias consequências para a Economia e para a Saúde em todo o planeta. Empresas de vários segmentos foram obrigadas a encerrar atividades, desfazer contratações, e transformar suas próprias rentabilidades financeiras, com adaptação a possíveis prejuízos de lucros e, até mesmo de produção e expansão de mercado.

A área da saúde também está em quase colapso de suas atividades práticas e sofre uma transformação colossal na área de pesquisa e de logística de medicamentos.

Entretanto, no caminho inverso de todo o caos, as áreas da saúde demandam a contratação de profissionais capacitados, impulsionando o crescimento acelerado na estatística de empregos dessa área. A área de serviços de alimentação e subsistência doméstica foi outro detalhe em toda essa demanda por trabalho. A área de atendimento ao consumidor, em relação aos alimentos cresce em todos os países, inclusive com uma procura maior pela qualificação desses serviços.

O mercado de trabalho foi severamente afetado durante essa crise mundial ocasionada pela pandemia, mas isso não se define tão drasticamente como algo negativo.

Muitas oportunidades apareceram em meio à crise ligadas à criatividade e procura de soluções principalmente nas áreas da tecnologia, saúde, alimentação e finanças. Muitas empresas, de pequeno e médio porte, procuraram se reinventar e proporcionar oportunidades e se adaptarem à sobrevivência, abrindo portas e criando parcerias.

A oferta de trabalho foi uma das maiores dificuldades durante a crise que ainda passamos, mas isso não necessariamente significa algo negativo. Há inúmeras oportunidades surgindo em meio à crise, principalmente em áreas como tecnologia, saúde e finanças.

Muitas empresas têm se repaginado e aberto ainda mais portas. Houve também um grande avanço do ensino a distância e dos cursos profissionalizantes oferecidos na internet para aperfeiçoar habilidades e possibilitar oportunidades de emprego.

O trabalho “ Home Office” e a logística de comunicação em vídeos conferência estão crescendo depois da enorme atividade durante a pandemia. Em recentes pesquisas, em torno de 78% dos empregados afirmaram ter interesse em continuar a trabalhar em casa após a pandemia.

A enorme maioria dos gestores também concordara com essa prática em tempos futuros, em uma forma mais adaptável, como, por exemplo, na alternância de atividades de funcionários, ora em casa, ora no local de trabalho, por 02 ou 03 na semana.

 

Com todos esses “ajustes” e tendências já elucidadas, o mercado de trabalho será impelido a privilegiar várias adaptações dessa recente logística de trabalho. Não importa qual a sua área de atuação no mercado, é necessário se reinventar para atender as demandas do setor pelo meio digital, o qual se tornou a tônica de trabalho mais importante.
Profissões como Líder de Cyber Security (responsável pela equipe de segurança digital, através de políticas de segurança e metodologias de gerenciamento que protejam os dados da instituição) e Líder em Data Science (foco na ciência e na engenharia dos dados para propor soluções e ajudar na estratégia dos negócios) são apenas algumas delas.

Assim caminha a humanidade…. Agora a passos médios, sem pressa e ansiedade, pois as adaptações devem ser comedidas e plausíveis. Na área da Saúde, muitos profissionais estão se reinventando, trabalhando em “home office”, como consultores de saúde e orientadores na recuperação de sequelas da patologia.

Na área da economia, diversos profissionais recuperam os ganhos oferecendo todos os serviços de alimentação e de subsistência social, trabalhando com o mínimo contato físico, porem atendendo através da Internet, com todos os produtos possíveis de entrega ao consumo.

Cursos de formação Técnica e Superior estão muito mais acessíveis na Internet, a todos que desejam uma formação acadêmica de qualificação e possibilidade rápida de trabalho. Se você tem um projeto pessoal que gostaria de realizar, essa é a melhor hora de colocar em prática. Aproveitar esse momento de “desaceleração” mundial para focar num objetivo a médio prazo. Talvez seja o momento ideal para investir visualizando um futuro com novas oportunidades.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.