cartaocreditouniversitario

Cartão de Crédito Universitário

O início da vida adulta é bastante complicado para todos os jovens. Afinal, como conquistar a liberdade se ainda é preciso depender financeiramente dos pais para conseguir sair ou mesmo para comprar o que se quer? Para auxiliá-los nesta empreitada, muitas instituições financeiras decidiram criar cartões de crédito específicos para quem está na universidade, dando início a uma carreira e a um futuro grandioso.

Batizado de cartão universitário, este modo de crédito oferece vantagens àqueles que estão cursando o ensino superior, para que possam realizar suas compras sem grandes preocupações em relação ao orçamento, uma vez que se sabe que a maior parte dos estudantes de nível superior e pós-graduação estão em instituições privadas cujas mensalidades comprometem parte do orçamento doméstico. Há estudantes, inclusive, que apelam para financiamentos estudantis ou trabalham exclusivamente para conseguir bancar a mensalidade da instituição de ensino e também materiais didáticos.

cartão de crédito universitário oferece diversos benefícios a seus proprietários, como descontos em algumas lojas e serviços, tendo em conta que estudantes têm pouca verba disponível para gastar. Esta vantagem funciona como se fosse um clube no qual apenas os clientes que utilizam o cartão de crédito podem participar ou tirar proveito de seus brindes.

Outro benefício considerável é o fato de esta transação ser um cartão de crédito sem anuidade, o que acaba barateando seu uso, estimulando o consumo por esta classe estudantil. A conta de universitários também disponibiliza tarifas exclusivas e bem abaixo daquelas praticadas pelo mercado, com os mesmos serviços que são oferecidos aos demais clientes, sem prejuízos de quantidades de extratos ou saques, folhas de cheques, dias para pagar, etc.

Os bancos costumam facilitar ainda a forma de trabalhar com este  produto. Um bom exemplo são os SMSs enviados para o celular do cliente – caso este autorize – informando sobre o andamento de sua fatura para que possa se programar para pagá-la integralmente, evitando dívidas que possam comprometer seu estudo e sua vida financeira.

Características de cartões universitários

Em algumas instituições financeiras, a taxa de juros a ser cobrada de um cartão estudantil costuma ser inferior se comparada às dos demais cartões de crédito, justamente para facilitar o uso por meio do estudante, estimulando o consumo e ensinando-o a ter responsabilidade ao lidar com o próprio dinheiro – algo que será imprescindível para obter sucesso em qualquer carreira que abracem. No Banco do Brasil, por exemplo, o estudante pode ter uma conta especial no valor de R$ 200 sem precisar comprovar renda para adquirir o serviço do cartão universitário, conquistando limites maiores e mais benefícios conforme aumenta o valor de sua renda mensal.

Na maioria dos bancos pode alterar a cor, o modelo e até o formato do cartão de crédito universitário, ganhando ares mais joviais e modernos, que combinam com o momento vivido pelo universitário: cheio de energia, vibração e alegria.

O cartão de crédito funciona mediante a assinatura do proprietário e, em muitas vezes, na apresentação da carteira de identidade junto do objeto no ato da compra. O “dinheiro de plástico” costuma ser aceito em quase todos os estabelecimentos nacionais e internacionais (sim, mesmo sendo cartão universitário, pode adquirir a função internacional para poder usá-lo em viagens ao exterior) e o pagamento é realizado no ato por uma instituição financeira, que cobra o valor do cliente no mês seguinte, em sua fatura, além de debitar o valor de uma anuidade para a manutenção dos serviços –

Algo isento nos cartões universitários. Atualmente, quase todas as lojas, restaurantes e demais comércios contam com máquinas versáteis que aceitam cartões de bandeiras diferenciadas, facilitando a vida de quem trabalha com cartão de crédito ou débito ao invés de dinheiro.

Para os estabelecimentos, o uso do cartão de crédito é uma garantia de que o valor será pago, como se o banco endossasse que aquela pessoa tem dinheiro para bancar o que quer comprar. Todavia, apesar de ser destinado aos jovens e não cobrar anuidade, o universitário está sujeito ao pagamento de juros e multas caso não honre com sua dívida no prazo correto, estabelecido pela instituição financeira. Em alguns bancos, é possível até mesmo escolher qual o melhor dia para o vencimento da fatura do cartão de crédito, para que o estudante possa programar o seu mês de modo a fazer o salário ou bolsa-auxílio custear todos os seus gastos pessoais e com estudos.

Obs: Cartões e condições podem ser alterados sem aviso, consulte sempre o banco ou administradora dos cartões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *