15 cursos online para ajudar o planejamento pedagógico em 2022

planejamento pedagogico

Confira as opções voltadas para educadores e comunidade escolar, da educação para a mídia à cidadania digital.

Em um ano marcado por mudanças significativas na educação brasileira, com a introdução do Novo Ensino Médio e da Base Curricular Comum Nacional (BNCC), os professores devem continuar focados em atualizações curriculares e novas abordagens.
Para apoiar educadores e comunidade escolar, o Porvir fez uma seleção de 15 cursos online em diferentes áreas do conhecimento no início do ano. Confira:

O jornal na sala de aula
O curso, elaborado pela Editora Magia de Ler (Jornal Joca), é dirigido a professores do ensino básico e visa capacitar os educadores para que possam utilizar o jornal de forma pedagógica, integrada com as várias disciplinas do palco.

Hora do código
O curso da Khan Academy inclui uma variedade de materiais relacionados à programação nos três módulos oferecidos: tempo para construir páginas da web, tempo para projetar com código e tempo para construir bancos de dados.

Mentalidades matemáticas na sala de aula
Neste curso, os princípios da abordagem da mentalidade matemática são transmitidos de forma prática e criativa. A sugestão é refletir sobre a disciplina e suas atribuições.

Recursos educacionais digitais (REDs)
O que são REDs e como eles podem apoiar os educadores na vida escolar cotidiana? Em cinco módulos, o curso apresenta o conceito geral e algumas ferramentas, como padlet, flippity, e também gamificação na educação, a importância do brincar, estão entre os módulos desse curso autodidata de 40 horas.

Planejamento educacional em uma perspectiva inclusiva
Oportunidades de planejamento colaborativo e inclusivo são o foco deste curso de seis horas, que visa apoiar a mudança nas unidades escolares, repensar a introdução do novo modelo de ensino híbrido? Este é o eixo central do curso, que aborda o potencial dos modelos remotos e presenciais.

Uma proposta para o tratamento e formação de crianças autistas
O curso apresenta os fundamentos teórico-clínicos da educação terapêutica, um conjunto de práticas dirigidas a crianças com deficiência de desenvolvimento e aprendizagem e o que é conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (ASD).

Tecnologias para a Educação
Como usar as ferramentas digitais para abordar e envolver os alunos? O curso tem como objetivo fornecer essas respostas e também caminhos de adaptação para permitir que os educadores usem novas tecnologias.

Bem-estar docente: Redes de autocuidado e apoio para quem transforma a educação
Quem cuida de professores? O curso atualiza o bem-estar do professor e os métodos dialógicos, destacando a importância do autocuidado.

Educação em Ciências e suas Tecnologias
O curso é dirigido a professores de ciências e está dividido em dois módulos teóricos e aborda as competências e habilidades do BNCC.

Educação Física Inclusiva
Refletir sobre a Educação numa perspectiva inclusiva que ressignifica as práticas de Educação Física é a proposta do curso, que compreende sete módulos.

BNCC, Autoria e Tecnologias Digitais: Inspirações para Criar e Aprender
Recursos de Apoio à Autoria e interação com alunos por meio da escrita, sistemas e aplicativos para criação de quadrinhos, vídeos e peças gráficas são os destaques do curso, com base nas habilidades do BNCC.

Curso de imersão na Escola Democrática da Floresta
A Escola Democrática da Floresta é um dos projetos da Associação Janusz Korczak Brasil. Essa formação acontece em janeiro, em Ubatuba (SP), tem duração de 7 dias e tem como foco a prática pedagógica democrática e ecológica.

Cidadania Digital: Educação para o uso consciente da Internet
A proposta do curso é o uso seguro, responsável e consciente da Internet. Além da comunidade escolar, as aulas permitem que alunos e seus familiares abordem o tema.

Anderson Kochanski
São novas oportunidades, novas formas de aprendizado e pessoas para te ajudar nessa caminhada. E assim aprendemos cada dia mais.